AB InBev ainda vê potencial do mercado brasileiro apesar de dois anos ruins, diz CEO

A empresa com sede na Bélgica tem sofrido anos sucessivos de queda nos volumes de cerveja no Brasil, com o preço por litro também caindo em 2016, quando a renda disponível retraiu e a taxa de desemprego atingiu seu nível mais alto desde 1995

Reuters

Publicidade

BRUXELAS (Reuters) – A Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, continua convencida do potencial do mercado consumidor brasileiro, apesar do declínio das vendas de cerveja nos últimos dois anos e de um ano particularmente difícil em 2016.

A empresa com sede na Bélgica tem sofrido anos sucessivos de queda nos volumes de cerveja no Brasil, com o preço por litro também caindo em 2016, quando a renda disponível retraiu e a taxa de desemprego atingiu seu nível mais alto desde 1995.

Os volumes da empresa em seu segundo maior mercado aumentaram pela última vez em 2014, quando o Brasil foi sede da Copa do Mundo de futebol.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Quando olhamos para o Brasil numa visão de longo prazo, esses dois anos ruins não mudam nossa visão em termos dos fundamentos e dos pilares que o Brasil continuará a ser um mercado incrível para as empresas de bens de consumo e cerveja”, disse o presidente-executivo, Carlos Brito, em entrevista coletiva após uma reunião dos acionistas da empresa nesta quarta-feira.

A AB InBev, que pagou cerca de 100 bilhões de dólares para assumir o seu rival mais próximo SABMiller no ano passado, teve em 2016 seu primeiro declínio no lucro desde a sua formação há mais de uma década, conforme a recessão que afeta o Brasil reduziu as vendas de cerveja mais do que o esperado.

Brito disse que fatores positivos incluíam o crescimento populacional e um grupo demográfico jovem, o fato de que algumas regiões ainda tinham espaço para se recuperar, a disposição dos consumidores para comprar marcas premium mais caras e a maior atratividade do Brasil para os investidores estrangeiros.

Continua depois da publicidade

O chefe da AB InBev disse que os dois anos de baixa não quebraram a tendência geral de alta do Brasil.

“É como muitos mercados, não uma linha reta. Às vezes você tem um ou dois anos ruins e esses fundamentos ajudam novamente … Nós não entramos em pânico com um ou dois anos ruins porque temos sempre o nosso olho no longo prazo.”

A fabricante da Budweiser, Stella Artois e Corona divulgará seus resultados no primeiro trimestre em 4 de maio.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)