Lula presidente em 2019? Estrategista-chefe da XP dá 6 motivos para o mercado não se preocupar com isso

Programa XP Connection comentou eleições na França e também cenário para 2018

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O XP Connection desta quarta-feira falou sobre a eleição presidencial da França, que terá o seu primeiro turno no próximo domingo (23) e pode levar a um cenário de maior aversão ao risco para os mercados – e que pode afetar o Brasil. O País seria afetado em meio à embolada disputada principalmente se os candidatos considerados mais “extremistas”, Marine Le Pen (direita) e Jean-Luc Mélenchon (esquerda) forem para o segundo turno. Isso porque a aversão ao risco aumentaria nos mercados, afetando principalmente os emergentes como o Brasil, que contam com ativos mais arriscados, aponta o analista Gustavo Cruz, da XP Investimentos.

Por outro lado, o estrategista-chefe da XP, Celson Plácido, destacou que, a despeito do exterior, o mercado brasileiro será afetado mais pelas reformas que estão em andamento pelo governo nacional – com destaque para a reforma da Previdência. Plácido também comentou as perspectivas para a eleição brasileira de 2018, em meio a pesquisas divulgadas nos últimos dias que apontam Lula na liderança para o pleito do ano que vem – o que gera aversão ao risco para a bolsa em meio às expectativas de que o ex-presidente possa voltar com uma pauta mais populista.

Contudo, o estrategista aponta que ainda é muito cedo para falar sobre o pleito do ano que vem, que Lula tem um piso alto nas pesquisas mais um teto baixo e aponta que talvez ele esteja inelegível em 2018 e não possa concorrer caso seja condenado em segunda instância (ele é réu em 5 processos, 3 pela Lava Jato, 1 pela Zelotes e 1 pela Janus). Além disso, Plácido aponta para as últimas pesquisas pelo mundo que erraram ao prever o resultado de um pleito, destacando quatro em especial: nos EUA, erraram na previsão de eleição de Donald Trump; na Colômbia, errou o resultado do referendo sobre o acordo de paz com as Farc; no Reino Unido, erro na previsão do resultado do Brexit e por fim, na Itália, sobre o referendo com mudanças na Constituição. Celson Plácido aposta em um candidato de centro-direita para o ano que vem, que reduza o tamanho do Estado. 

Continua depois da publicidade

Confira a gravação do programa:

O programa XP Connection é transmitido ao vivo todas as quartas-feiras das 11h40 às 12h15 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.