Verde Asset vê com bastante preocupação sinais vindos de Brasília e reduz exposição a ações brasileiras

"Não sabemos até quando, mas nos lembramos da situação do grão que desmorona a pilha de areia. Qual vai ser a concessão na reforma da previdência que vai provocar uma correção não-linear dos mercados?", questiona a gestora

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório para o mês de março, os gestores da Verde Asset, que tem como líder Luis Stuhlberger, destacaram especial atenção à reforma da Previdência, que comandará as atenções do mercado brasileiro nesse segundo trimestre. 

De acordo com os gestores, a situação fiscal do país, tanto no curto quanto no médio e longo prazos, continua extremamente frágil. Eles apontam que a aprovação de uma reforma da previdência robusta, que faça com que a curva de crescimento de gastos seja bem menos inclinada, é condição necessária, mas não suficiente, para que (i) o teto dos gastos funcione e (ii) para que a trajetória da relação dívida/PIB fique bem-comportada. “Diante desse contexto, vemos com bastante preocupação os sinais vindos de Brasília nas últimas semanas”, afirma a Verde Asset.

Os gestores apontam que o conteúdo da reforma tem sido sistematicamente aguado, e as negociações políticas estão apenas começando, ressaltando ainda que a dinâmica dessa negociação é distinta daquela da PEC dos gastos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com eles, o  governo perdeu a batalha da comunicação, e a resistência da população à reforma parece crescente. “Os congressistas, sob a égide da máxima popular ‘sem foro, é Moro’, relutam sobremaneira em aprovar algo que reduza sua probabilidade de reeleição”, afirmam. Enquanto isso, o mercado se mantém complacente, o que preocupa a Verde. “Não sabemos até quando, mas nos lembramos da situação do grão que desmorona a pilha de areia. Qual vai ser a concessão na reforma da previdência que vai provocar uma correção não-linear dos mercados?”

Com isso, o aumento da percepção de risco, até aqui pouco refletida nos preços de ativos, levou a Verde a reduzir a exposição do fundo a ações brasileiras e também a um aumento da posição comprada em dólar contra real. Na renda fixa eles permanecem posicionados para um juro real mais baixo.

Desempenho em março

No mês de março, o fundo gerido pela Verde rendeu 1,11%, acima do CDI, que rendeu 1,05% no mesmo período. No acumulado do ano, o desempenho foi de 2,59% da Verde ante 3,03% do CDI. 

Segundo a gestora, a performance em março repetiu o padrão dos últimos meses – ganhos nas posições de ações, tanto na carteira global quanto no portfólio brasileiro, e em renda fixa, com o juro real cedendo um pouco mais ao longo do mês. E perdas vieram de moedas, principalmente no dólar contra moedas asiáticas como o renminbi e o won coreano; contrabalançado por pequenos ganhos na compra de euro e posição comprada em dólar contra o real.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.