Cade aprova fusão entre BM&FBovespa e Cetip com restrições

Mais cedo, a relatora do caso, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, havia dado voto favorável à fusão, mas sob condições diferentes

Rodrigo Tolotti

Publicidade

BRASÍLIA – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira a fusão envolvendo entre a operadora da bolsa de valores de São Paulo, BM&FBovespa (BVMF3), e a depositária de títulos Cetip (CTIP3), sob os termos propostos pelas próprias companhias.

Mais cedo, a relatora do caso, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, havia dado voto favorável à fusão, mas sob condições diferentes, que incluíam a criação de um tribunal para arbitragem de preços cobrados de novos entrantes no país.

Tão logo o comunicado foi feito, as ações das duas empresas ficaram congeladas por cerca de 15 minutos. Retomados os negócios, os papéis da BM&FBovespa tinha valorização de 6,26%, a R$ 19,52, enquanto a Cetip avançava 2,32%, para R$ 48,82.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As duas companhias se comprometeram com uma série de condutas de acesso a eventuais concorrentes em seus mercados e de governança sobre a política de preços cobrados de clientes.

Segundo fato relevante conjunto divulgado pelas companhias, o tribunal do órgão antitruste aprovou o negócio mediante compromisso delas de viabilizar o acesso de interessadas em prestar serviços de compensação e liquidação no mercado à vista de ações, assim como de depositário central.

Além disso, BM&FBovespa e Cetip também se comprometeram a dar tratamento isonômico a eventuais concorrentes na central depositária, especialmente sobre política de custos, assim como obedecer a uma política de governança sobre preços de produtos e serviços.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.