Bill Gross: enquanto todos olham para o Fed, outros 2 BCs podem criar o “inferno” no mercado

"É algo que poderia causar estragos no mercado de títulos", disse ele em entrevista na CNBC

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto o Federal Reserve está aumentando gradualmente as taxas de juros nos EUA, as ações de dois outros bancos centrais são, na verdade, a coisa mais importante para acompanhar agora, disse o gestor da Janus Capital e fundador da Pimco, Bill Gross, à CNBC nesta quarta-feira (15).

“É algo que poderia causar estragos no mercado de títulos”, disse ele. Isso porque a política monetária, tanto na Europa como no Japão, está levando os investidores internacionais a comprar Treasuries americanos, explicou. Atualmente, o Banco Central Europeu está comprando 80 bilhões de euros por mês em títulos, enquanto os títulos japoneses de 10 anos estão fixados entre zero e 10 pontos-base, disse Gross.

“Uma vez que Draghi comece a diminuir [as compras], isso provavelmente não acontecerá por alguns meses, mas quando ele começar a diminuir e reduzir os US$ 80 bilhões por mês, uma vez que esse limite de zero a 10 pontos base for eliminado no Japão, então o inferno poderia quebrar solto em termos do mercado de títulos em uma base global”, alertou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Gross acredita que os mercados estão reagrupando porque a declaração do Fed foi um pouco menos “hawkish” do que alguns investidores pensavam. Na verdade, ele acha que a presidente do Fed, Janet Yellen, é “dovish” de coração. “Ela teme que os mercados, que os preços dos ativos estão sujeitos a quedas e em alguns casos recessões significativas – não cisnes negros, mas talvez cisnes cinzas – e assim ela quer mover-se em uma base gradual e indicar isto para o mercado”, disse.

E Gross não espera muita mudança de tom quando o presidente Donald Trump começa a fazer nomeações para o Federal Reserve. “Há uma tendência sempre para que os presidentes selecionem presidentes dovish e membros também dovish afim de perpetuar o ciclo econômico para a eleição seguinte”, completou.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.