O segredo da alta: Dow Jones dispara e supera 21 mil pontos – mas motivo não foi a fala de Trump

Índices norte-americanos sobem mais de 1% após discurso de Trump no Congresso e Dow Jones tem sua alta de 1.000 pontos mais rápida da história

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em sua alta de 1.000 pontos mais rápida da história, o Dow Jones superou os 21.000 pontos nesta quarta-feira (1) com o bom humor dos investidores americanos com o discurso de Donald Trump no Congresso na véspera. O índice fechou a sessão com alta de 1,45%, aos 21.114 pontos, puxando também o S&P 500 (+1,36%, 2.395 pontos) e o Nasdaq (+1,35%, 5.904 pontos).

É inevitável que o discurso do presidente ajudou a puxar os índices, mas segundo o portal MarketWatch, a explicação para esta alta tão forte neste pregão vai além da fala. O movimento foi, em grande parte, técnico, diante do posicionamento  dos investidores na noite de ontem.

O que aconteceu é que todos esperavam uma queda da Bolsa hoje diante do que seria dito por Trump no Congresso após o fechamento do mercado. Com isso, muitos investidores ficaram vendidos – ou seja, esperavam queda das ações hoje -, mas acabaram surpreendidos quando, ainda no pré-market, Wall Street apontava para uma alta nesta sessão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O portal americano cita um relatório de posição da consultoria Arora, indicando uma grande posição vendida do mercado. Sem a queda hoje, os investidores precisaram cobrir suas posições, o que desencadeou a forte alta, em um movimento conhecido como “short squeeze”. Um gráfico divulgado pela consultoria mostra ainda que ocorreram três “etapas” deste movimento nesta sessão.

A primeira ocorreu ainda antes da abertura da Bolsa, quando os índices futuros já mostravam a alta hoje. Na segunda “etapa”, logo na abertura, com a valorização dos papéis, computadores acabaram lançando ordens também para ajustar suas posições, puxando ainda mais os índices. Por fim, ainda ocorreu uma terceira “pernada” durante a tarde por conta do desencadeamento de outras ordens para cobrir as posições. Veja o gráfico clicando aqui.

Na véspera, Donald Trump fez seu primeiro discurso no Congresso americano. Ele adotou um tom mais brando do que o de costume, o que foi bem recebido pelos mercados, que estavam temerosos e fecharam em baixa na última terça.

Continua depois da publicidade

Trump defendeu a redução da entrada de imigrantes com baixa qualificação profissional e destacou a presença, no plenário, de familiares de vítimas de crimes cometidos por estrangeiros sem documentação. Apesar disso, ele sugeriu que republicanos e democratas busquem um consenso para reformar o sistema de imigração. 

Antes de ir ao Capitólio, o presidente conversou reservadamente com jornalistas na Casa Branca, onde afirmou que “este é o momento certo para uma projeto de lei de imigração, desde que haja compromisso de ambas as partes”.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.