Homem é preso nos EUA por planejar atentato a bomba contra rede varejista para lucrar com queda de ações

Se for condenado, Charles Barnett, de 48 anos, pode pegar até 10 anos de prisão.

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Um homem de 48 anos foi preso e está sendo formalmente acusado nos Estados Unidos de planejar atentados a bomba em pelo menos 10 unidades da rede varejista Target para lucrar com a consequente queda das ações da empresa nas bolsas norte-americanas. Às 16h30, os papéis da empresa eram negociados na NYSE com uma alta de 0,55%, a US$ 65,56. 

De acordo com procuradores do estado da Flórida, Charles Barnett pretendia que as explosões derrubassem o preço dos papéis da companhia, permitindo que ele comprasse as ações e um preço mais baixo e esperasse a valorização dos ativos para vendê-las, embolsando o lucro.

Ele foi pego porque recrutou para seu plano um um homem que, na verdade, é informante da polícia. O “ajudante” ficaria responsável por deixar as bombas em pelo menos 10 lojas de diversos estados ao longo da costa leste do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo informa o Yahoo Finance, as bombas estavam disfarçadas em caixas de macarrão e caixas de cereal e foram entregues ao informante da polícia no dia 9 de fevereiro. Barnett, que planejou os atentados, também forneceu luvas, uma máscara e um objeto para cobrir a placa do veículo que seria usado na ação e, assim, tentar evitar a identificação por parte das autoridades.

A acusação dos procuradores norte-americanos afirma que Barnett já foi processado por abuso sexual e estava em liberdade condicional por crimes que incluem sequestro, assédio e roubo. Agora, ele é acusado de posse de arma de fogo ou de dispositivo de destruição e de afetar o comércio de maneira criminosa. Se for condenado, pode pegar até 10 anos de prisão.