MP pede fechamento da Shell, Ipiranga e BR no Rio de Janeiro por venda de combustível adulterado

Procurador também pede ainda que o estado "não mais conceda ou renove benefícios fiscais ou financeiros" às empresas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra três das maiores empresas de combustíveis: Ipiranga – do grupo Ultrapar (UGPA3) -, Shell e BR Distribuidora. No processo, o órgão pede a cassação do registro destas empresas em todo o estado do Rio por adulteração de combustíveis.

No documento, o procurador Alberto Flores Camargo afirma que as empresas vendiam álcool adulterado com metanol, produto proibido no Brasil. No documento, ele diz que houve perigo de dano para a ordem econômica e social. O metanol é altamente tóxico, e pode causar danos à saúde. Camargo também pede ainda que o estado “não mais conceda ou renove benefícios fiscais ou financeiros” às empresas.

As ações com pedido liminar têm por base o fato de postos de combustíveis dessas redes terem sido flagrados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) vendendo etanol adulterado com metanol em novembro do ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Pode-se dizer que, com essa operação, a Agência Nacional de Petróleo realizou a maior interdição de combustível adulterado de sua história. Nos tanques das distribuidoras Shell, Ipiranga e BR Distribuidora, foi encontrado o volume de 16.000.000 litros de etanol adulterado por metanol”, diz um trecho da decisão do procurador.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.