Especial “Vale +200%”: por que a ação subiu tanto – e por que pode subir ainda mais

Comprar ou Vender desta terça-feira falou sobre o momento atual da Vale na Bolsa e sobre o que fazer com o papel daqui para frente

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de 150% de alta na Bolsa em apenas 5 meses. Não, não estamos falando de uma small cap extremamente especulativa, mas sim de uma das maiores e mais populares empresas da Bovespa: a Vale (VALE3, VALE5). Em um movimento inesperado e fulminante, a valorização da mineradora pegou muita gente desprevenida, e obviamente esse pessoal acabou ficando de fora dessa “festa”.

Agora, o dilema que todo investidor – seja um pequeno ou um grande gestor de fundos – tem vivido é: compro as ações de um setor complicado de prever e que já está extremamente esticado na Bolsa para tentar surfar uma parte deste rali? Ou sigo minhas convicções fundamentalistas e fico de fora do papel, esperando uma correção mais significativa para comprar VALE5 ou, quem sabe até, montar uma “short position” (operação de venda a descoberto, na qual você lucra com a queda da ação)? Este dilema é o tema do Comprar ou Vender desta terça-feira (14), que recebeu Adeodato Volpi Netto, analista com quase 20 anos de atuação no mercado e atualmente chefe de análise da Eleven Financial.

No primeiro bloco, Netto explicou bem detalhadamente tudo que explica o rali da Vale desde 2016 e por que segue confortável para que a mineradora continue indo bem. “Quem aperta o botão pra operar vendido vai continuar perdendo o dedo”, brinca o analista, sobre a quantidade de traders que tem buscado na forte alta de VALE5 uma operação de venda a descoberto pra ganhar numa eventual queda do papel.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No segundo bloco, ele conclui a pergunta principal: vale a pena comprar ou vender as ações da Vale?

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers