Brasil questiona na OMC 30 programas do Canadá que beneficiaram a Bombardier

O pedido de consultas questionará mais de 30 programas canadenses de apoio à Bombardier, disse o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty

Reuters

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O governo brasileiro entrou nesta quarta-feira com uma queixa contra o Canadá na Organização Mundial do Comércio, acusando o país de distorcer a indústria aeroespacial global com subsídios concedidos à fabricante de aeronaves Bombardier, principal concorrente da brasileira Embraer.

O pedido de consultas aberto nesta quarta-feira questionará mais de 30 programas canadenses de apoio à Bombardier, disse o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey.

De acordo com o embaixador, os programas vão desde financiamentos à pesquisa e inovação, isenção de impostos territoriais até aportes diretos de recursos na empresa, somando 4 bilhões de dólares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Alguns são proibidos pelas normas da OMC, como os vinculados à exportação. Outros são permitidos, mas não a ponto de causar efeitos adversos a outros competidores”, explicou Cozendey.

Um dos principais pontos questionados pelo governo brasileiro é o aporte de 2,5 bilhões de dólares feito à Bombardier pelo governo da Província de Quebec. Parte desses recursos foram usados para formar uma empresa dedicada exclusivamente ao desenvolvimentos dos jatos C-Series – projeto que estava atrasado e com dificuldades de financiamento

Segundo as informações levantadas pelo governo brasileiro, o governo de Quebec formou uma joint venture com a Bombardier, ficando com 49 por cento das ações da empresa. “O C-Series é mais um jato do governo de Quebec que da Bombardier”, disse o embaixador.

Continua depois da publicidade

A outra parte foi um aporte de 1,5 bilhão de dólares feito à Bombardier Transportation UK, uma empresa que, segundo o Itamaraty, não precisaria de recursos novos. “As indicações que temos é de que os recursos foram para financiar a empresa como um todo”, afirmou Cozendey.

A Embraer apoiou o pedido de consultas do governo brasileiro.

“A companhia canadense continua recebendo subsídios do governo local. Isso foi fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência do programa C-Series, além de permitir à Bombardier oferecer suas aeronaves a preços artificialmente baixos”, disse o presidente da Embraer, Paulo Cesar Silva, em comunicado.

O ministro de Inovação do Canadá, Navdeep Bains, anunciou na terça-feira um pacote de ajuda a fabricantes de aeronaves, com empréstimos no valor total de 283 milhões de dólares à Bombardier, com juros zero. A nova ajuda à empresa deve ser somada ao pedido de consultas brasileiro como mais um subsídio.

Fontes do governo canadense ainda disseram à Reuters que há espaço para novos empréstimos à empresa, em caso de necessidade.

O governo brasileiro vem observando as ações do governo canadense em favor da Bombardier nos últimos anos. No entanto, sem o C-Series pronto, não havia indícios de prejuízo direto à Embraer.

“A razão porque o caso só surgiu no ano passado é porque a aeronave ficou pronta e a Bombardier começou a ganhar licitações beneficiada por esses preços artificiais”, afirmou o embaixador, citando uma licitação da companhia americana Delta Airlines, em abril do ano passado.

A licitação, de 5,6 bilhões de dólares, foi vencida pela Bombardier, que vendeu 75 aviões C-Series CS100 à Delta Airlines, com uma opção de compra de mais 50. De acordo com Cozendey, a própria Delta confirmou que a disputa foi vencida pela empresa canadense pelo baixo preço ofertado.

“Inclusive no balanço da Bombardier parte dessas vendas foi registrada como perda”, ressalta o embaixador.

De acordo com dados levantados pela Embraer, neste ano serão realizadas outras concorrências da proporções similares à realizada pela Delta em 2016, em que a empresa brasileira pode ser diretamente prejudicada se a Bombardier mantiver os preços artificialmente baixos.

“Todas as formas de apoio fornecidas à Bombardier, incluindo as contribuições do programa reembolsável anunciadas pelo governo federal ontem e o investimento do governo de Quebec … estão totalmente de acordo com as obrigações comerciais internacionais do Canadá”, disse a Bombardier em comunicado.

A empresa comparou esse financiamento a empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Embraer e a um investimento da Força Aérea Brasileira no novo jato militar de carga da empresa brasileira.

“A indústria aeroespacial é fortemente subsidiada em todo o mundo”, disse a advogada Renata Amaral da consultoria brasileira Barral M Jorge & Associates. “O problema é quando os subsídios atingem um grau que começa a criar distorções no mercado.”

O pedido formal de consultas –primeiro passo para a abertura de um painel no sistema de solução de controvérsias da OMC– foi apresentado nesta quarta-feira e os dois países têm 60 dias para apresentar explicações e tentar um acordo, o que dificilmente ocorre.

Cozendey disse que o Brasil estará disposto a encontrar uma solução antes do painel. Mas ressalta que o Canadá não admite qualificar alguns dos programas como subsídios.

O impasse deve levar a criação de um painel na OMC, que terá nove meses para tomar uma decisão, e o país derrotado ainda terá um prazo para recorrer.

A advogada Renata Amaral, que assessorou o Brasil em casos anteriores da OMC, disse que uma decisão sobre a atual disputa provavelmente se estenderá até 2018.

Em julho de 2016, a Reuters adiantou a informação de que o Brasil planejava questionar o Canadá na OMC. Em entrevista, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse à Reuters que o aporte de capital canadense atingia diretamente as perspectivas da Embraer no mercado internacional.

Em dezembro deste ano, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizou abertura do procedimento contra o Canadá a favor da Embraer

 

 

(Reportagem adicional de Gabriela Mello, Brad Haynes e Alonso Soto)