“Steve Jobs do Brasil”: como a imprensa internacional destacou a prisão de Eike Batista

O norte-americano "The New York Times" ressaltou que Eike "já foi visto como um brilhante exemplo de um Brasil confiante e expansão"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A prisão do empresário Eike Batista, suspeito de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, foi grande destaque nos principais meios de comunicação do mundo nesta segunda-feira (30). Jornais estrangeiros noticiaram a detenção dele e ressaltaram sua intensa derrocada nos últimos cinco anos, passando de homem mais rico do país a presidiário.

Uma das notícias que chamou mais atenção foi a do jornal francês “Le Monde”, que lembrou de um antigo apelido do empresário no título da matéria: “Fim da linha para Eike Batista, o ‘Steve Jobs do Brasil’, acusado de corrupção”. A publicação destacou que o ex-homem mais rico do Brasil fugiu para os Estados Unidos para escapar do “escândalo da Petrobras”.

O site da revista alemã “Der Spiegel” também deu destaque para a noticia, informando que “Ex-bilionário Eike Batista vai para a prisão”. O texto recontou a trajetória de Eike e ressaltou que ele já foi a pessoa mais rica do país e uma das mais ricas do mundo, sendo que agora ele foi preso sob suspeita de pagar propinas. A revista também informou que além da nacionalidade brasileira, o empresário também é cidadão alemão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O norte-americano “The New York Times” ressaltou que Eike “já foi visto como um brilhante exemplo de um Brasil confiante e expansão”. “Sua ascensão simbolizou um país em desenvolvimento que parecia combinar com sucesso empresas privadas como justiça social e que estava surfando alto no aumento dos preços das commodities”, diz o texto.

O britânico “Financial Times” foi outro que destacou a trajetória decadente de Eike. “A prisão marca um ponto baixo para o empresário que antes voava alto, que cavalgou no superciclo das commodities da primeira década deste século para se tornar o homem mais rico do país, apenas para ver sua fortuna colapsar quatro anos atrás quando seu império quebrou”.

Já o The Wall Street Journal ressaltou que Eike ficará detido justamente durante um período crítico para o sistema carcerário brasileiro. “Desde o começo do ano, uma onda de rebeliões nas prisões no Brasil deixou mais de 120 detentos mortos, expondo a superlotação e as pobres condições das penitenciárias do país”, diz a reportagem.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.