Os primeiros dias de Trump e o futuro da Lava Jato: o que esperar da próxima semana na Bolsa

Mercado ficará de olho sobre as primeiras medidas que o novo presidente dos EUA irá tomar, enquanto devem sair as primeiras novidades sobre os processo que estavam com Teori

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de alguns indicadores na agenda e um feriado na Bovespa, são dois eventos ocorridos nesta semana que devem dar o tom do mercado nos próximos dias. Os primeiros passos de Donald Trump como presidente e os reflexos do falecimento do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, deixarão o mercado de olho sobre o futuro, podendo deixar as bolsas no mundo todo bastante voláteis, especialmente no Brasil diante das dúvidas em relação ao andamento da Operação Lava Jato.

Nesta sexta-feira (20) o mundo parou para acompanhar a posse de Trump como o 45º presidente dos Estados Unidos. Em seu primeiro discurso, o republicano usou um tom bastante patriota e basicamente explicou seu slogan, comentou como irá tornar a “América grande novamente”. Confira o discurso completo clicando aqui.

Segundo a Infinity Asset, Trump repetiu o que vinha falando, sem trazer novidades. O mercado ainda não entendeu o impacto da política dele e entrou em modo de espera, para evitar surpresas, comentaram os analistas. Para a gestora, o cenário ainda é de cautela e o mercado deve seguir atento a tudo que o presidente dos EUA falar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Antes mesmo de assumir, Trump já estava bastante ativo no Twitter e comentando bastante o cenário americano, o que tem afetado o mercado desde o ano passado. Porém, será na próxima semana que suas falas deverão ter maior impacto, sendo possível que ele já anuncie suas primeiras medidas durante esta semana, o que ajudará o mercado a começar a entender melhor qual será o tom deste novo governo.

Enquanto isso, no Brasil, os investidores ficaram tensos após a tragédia envolvendo o ministro relator da Lava Jato, e agora ficam de olho sobre qual será o futuro dos processos da operação. Teori estava envolvido na análise das delações premiadas dos executivos da Odebrecht e a expectativa era que já em fevereiro estes documentos poderiam ser revelados, trazendo um grande impacto no mundo político nacional.

Entre os indicadores, na sexta-feira (27) será divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre nos Estados Unidos. Por aqui, a Bolsa ficará fechada na quarta-feira (25) por conta do feriado de aniversário da cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Confira os destaques da próxima semana:

Feriado SP
A Bovespa ficará fechada na quarta-feira (25) por conta do feriado de aniversário da cidade de São Paulo. Apesar do mercado não abrir por aqui, é sempre importante o investidor ficar de olho no desempenho dos ADRs das empresas brasileiras negociados nos Estados Unidos. Entenda mais clicando aqui.

Dados Europa
A semana terá diversos indicadores na Europa. Na terça-feira (24) entre 6h30 e 7h (horário de Brasília) serão divulgados PMIs da indústria e serviços na Alemanha e na Zona do Euro. Já na quinta-feira (26), às 7h30, será a vez do PIB do Reino Unido, dado importante de ser acompanhado por refletir mais forte os efeitos do Brexit na economia.

PIB EUA
Por fim, na sexta-feira (27), às 11h30, sai o PIB dos EUA, com a expectativa do mercado de uma alta de 2,1% da economia norte-americana no quarto trimestre, ante resultado de 3,5% entre julho e setembro de 2016.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.