As 30 contas no Twitter que todo investidor deve seguir em 2017

Qualquer investidor que não queira perder uma informação precisa ter uma conta no microblog e acompanhar alguns perfis específicos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de não ter o mesmo alcance do Facebook, o microblog Twitter é uma das principais ferramentas para quem busca uma informação rápida e útil. E quando você está no mundo financeiro, isso pode ser a diferença entre ganhar e perder dinheiro. Muitos especialistas em finanças (analistas, economistas, professores) usam a rede social para divulgar suas análises, enquanto veículos de imprensa costumam publicar as notícias em primeiro lugar no Twitter.

Por isso, qualquer investidor que não queira perder uma informação precisa ter uma conta no microblog e acompanhar alguns perfis específicos. E não são apenas os especialistas que ajudam, recentemente, por exemplo, tem ganhado importância acompanhar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já que ele vem divulgando suas propostas pela rede social, e já afetou mais de uma empresa com suas declarações.

Poucas pessoas sabem, mas uma das principais ferramentas do Twitter é a criação de listas, onde é possível separar os diferentes “tipos” de pessoas e assuntos que você segue pela rede social. Com isso, é feita uma “separação” de todos os perfis que falam sobre economia, por exemplo, tornando o acesso às informações ainda mais fácil. Além disso, há como compartilhar estas listas, facilitando a vida de quem quiser criar uma lista específica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um dos bons exemplos é a lista BR Markets criada pelo fundador da Suno Research, Tiago Reis. Nela estão reunidos 241 perfis que comentam, analisam e trazer informações sobre o mercado financeiro e economia. Para seguir, basta acessar a página no Twitter de Reis, clicar em listas, escolher a “BR Markets” e ir em “inscrever-se”.

Mas caso você não queira seguir uma lista – ou queira criar a sua própria do zero -, o InfoMoney fez um levantamento com 29 dos principais perfis que todo investidor precisa acompanhar no Twitter para poder ficar bem informado. Confira a lista (clique no nome para ir direto para a página no Twitter):

Mansueto Almeida – Secretário de acompanhamento econômico do ministério da Fazenda, ele costuma fazer breves comentários sobre a economia e compartilhar matérias, entrevistas e análises sobre assuntos específicos, como a Previdência.

Continua depois da publicidade

Alexandre Schwartsman – economista e ex-Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central. Costuma usar o Twitter para compartilhar entrevistas e colunas escritas por ele, mas também aproveita para fazer breves comentários sobre economia.

Ricardo Amorim – economista e apresentador, foi eleito em 2015 uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela revista Forbes. Compartilha diversas análises e matérias sobre economia, fazendo diversos comentários sobre temas relevantes.

Octavio de Barros – ex-economista-chefe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. Não costuma fazer análises ou comentar notícias, mas compartilha publicações sobre diversos temas relevantes e atuais.

Monica de Bolle – economista e pesquisadora do Peterson Institute for International Economics, nos EUA. Costuma compartilhar análises e notícias relevantes sobre a economia global.

Paul Krugman – economista, vencedor do Nobel de Economia de 2008 e colunista do The New York Times. Faz pequenas análises e compartilha notícias importantes sobre economia, principalmente dos Estados Unidos.

Carl Icahn – investidor e conhecido por fazer grandes aquisições. No Twitter, costuma comentar sobre ações específicas e compartilhar análises de mercado. 

Raphael Figueredo – analista técnico da Clear Corretora. Costuma publicar pequenas análises gráficas sobre o mercado, além de compartilhar matérias relevantes sobre ações.

Carlos Góes – mestre em economia internacional pela Universidade Johns Hopkins (EUA) e pesquisador-chefe do Instituto Mercado Popular. Faz análises econômicas com pequenos comentários, além de gráficos e tabelas.

Geraldo Samor – já foi correspondente do Wall Street Journal e colunista da Veja. Atualmente escreve o Brazil Journal, com análises diferenciadas e casos de mercado com apurações exclusivas.

Norbert Keimling – head da consultoria alemã StarCapital Research, que faz análises de longo prazo do mercado, utilizando diversos indicadores, entre eles o Shiller CAPE, criado pelo vencedor do Nobel de Economia Robert Shiller.

BlackRock – maior gestora do mundo. Usa o Twitter para publicar suas análises de mercado que são públicas e alguns comentários em forma de blog.

Suno Research – consultoria investimento independente. Compartilha diversas notícias relevantes sobre o mercado financeiro e faz análises sobre assuntos específicos.

Eleven Financial – Casa de análise que divulga diversas informações de mercado e economia, com avaliações sobre ativos específicos e cenário macro.

Goldman Sachs – uma das maiores instituições financeiras do mundo. Usa o Twitter para publicar participações de seus especialistas nos principais veículos de imprensa do mundo, e algumas matérias especiais que são divulgadas pelo site oficial da instituição.

Terraço Econômico – importante blog para discussões sobre economia e utiliza o Twitter para compartilhar suas análises e para comentar informações e notícias publicadas na imprensa mundial.

Zero Hedge – blog financeiro em inglês que publica notícias e opiniões editoriais de fontes próprias e externas. As notícias são escritas por um grupo de editores que usam o pseudônimo de “Tyler Durden” (personagem do livro e filme Clube da Luta).

William Castro Alves – diretor da Valor Gestora de Recursos. Costuma trazer análises especiais próprias tanto de cenário macro quanto de ações específicas. Além disso, compartilha diversas informações que acha importante.

Donald Trump – presidente eleito dos Estados Unidos. Tem usado a rede social para comentar eventos políticos do país e também anunciar medidas que irá tomar durante o seu mandato. Além disso, tem falado muito sobre empresas específicas, o que afeta diretamente o mercado financeiro.

Michel Temer – presidente do Brasil. Não costuma fazer muitos comentários pessoais. Usa o Twitter para compartilhar anúncios de seu governo e para fazer breves comentários sobre o atual momento do país.

Roberto Requião – senador pelo Paraná. Costuma falar sobe política, mas é comum também comentar sobre empresas estatais como Copel e Sanepar, o que muitas vezes acabam impactando as ações destas duas empresas na Bolsa.

Imprensa

Também é bastante importante para o investidor ficar de olho na imprensa especializada, para ficar atento a qualquer novidade que possa afetar o mercado. Além dos jornais e revistas mais importantes do mundo, alguns jornalistas como Lauro Jardim, do jornal O Globo, e Andréia Sadi, da Globo News, costumam trazer furos e que podem ajudar a antecipar – ou explicar – movimentos do mercado. Confira a lista:

Lauro Jardim

Andréia Sadi

Wall Street Journal Markets

Market Watch

Reuters Business

Bloomberg

CNBC

Financial Times

The Economist

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.