Apenas 7 ações da Bovespa conseguiram bater o CDI por 3 anos consecutivos

A grande vencedora neste período foi a Raia Drogasil, que ficou com o melhor desempenho acumulado desde 2014 ao registrar valorização de 329,69%

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor de Bolsa deve ter comemorado bastante o ano de 2016, com o maior alta do Ibovespa desde 2009 e a primeira valorização anual desde 2012. Mas quando aumentamos a análise para um período mais longo, fica claro que este mercado ainda está longe de outras aplicações, como o CDI, por exemplo, que considerando os três últimos anos teve uma rentabilidade bem maior que o benchmark da Bolsa.

Um levantamento feito pela consultoria Economatica mostra que apenas sete ações da Bovespa ganharam do desempenho do CDI nos últimos três anos consecutivos. Com isso, alguns papéis imporartantes como o Itaú Unibanco e a BM&FBovespa ficaram fora da lista, já que na soma dos três anos eles têm um desempenho melhor, mas em um dos anos acabaram perdendo para o CDI.

A grande vencedora neste período foi a Raia Drogasil (RADL3), que ficou com o melhor desempenho acumulado desde 2014 ao registrar valorização de 329,69% no período, enquanto o CDI subiu 43,05%. O prêmio nestes 3 anos da Raia Drogasil diante do CDI é de 286,64 pontos percentuais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto isso, entre 31 de dezembro de 2013 e o fim de 2016, o Ibovespa teve ganhos de apenas 16,93%. Mesmo assim, o benchmark da bolsa brasileira conseguiu ganhar do CDI no ano passado ao subir 38,94%, contra 14,0% do CDI.

Das sete ações que ganharam do CDI nos últimos três anos, o setor de energia elétrica é o que tem mais representantes, com duas ações: Transmissão Paulista (TRPL4) e Equatorial (EQTL3). Além disso, duas ações desta lista não estão no Ibovespa: São Martinho (SMTO3) e a Transmissão Paulista.

Confira a lista completa:

Continua depois da publicidade

A Economatica também fez um levantamento considerando apenas o ano de 2016, o que mostrou que 45 das 59 ações que fazem parte atualmente da carteira do Ibovespa bateram o CDI em rentabilidade.

A lista mostra as 20 melhores ações do ano passado e coloca a Eletrobras ON (ELET3) – que voltou ao índice este ano – na liderança, com uma valorização de 296,01% em 2016, ficando 282,01 p.p. acima do CDI ou 257,07 p.p. acima do Ibovespa.

Confira a lista:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.