Trump escolhe sua nova vítima no Twitter e ataca a GM por fábrica no México

Trump afirmou que a GM precisa sofrer uma maior tributação pela decisões tomadas sobre o Chevrolet Cruze, carro que ela importa do México para revendedores nos EUA

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente eleito Donald Trump continua usando o Twitter de forma ativa para comentar e anunciar decisões que serão tomadas a partir do dia 20 de janeiro, quando assume o cargo. E após falar duas vezes sobre o projeto de caças F-35, fazendo as ações da Lockheed Martin desabarem, nesta terça-feira (3) foi a ver do republicano atacar a General Motors.

Na rede social, Trump afirmou que a GM precisa sofrer uma maior tributação pela decisões tomadas sobre o Chevrolet Cruze, carro que ela importa do México para revendedores norte-americanos. A fabricante de automóveis de Detroit usa uma fábrica em Lordstown, Ohio, para montar a maioria dos Cruzes que vende nos EUA. Por outro lado, algumas versões são importadas para os EUA a partir de uma fábrica em Ramos Arizpe, no México.

O presidente eleito disse pelo Twitter que “a General Motors está enviando o modelo mexicano de Chevy Cruze para concessionárias de automóveis dos EUA isentas de impostos pela fronteira. Faça nos EUA ou pague um imposto maior da fronteira!”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em um comunicado, a GM disse que constrói apenas a versão hatchback do Cruze “para os mercados globais no México, com um pequeno número vendido nos EUA”. Um porta-voz da companhia se recusou a comentar mais sobre o caso.

Diferente de como aconteceu com a fabricante de jatos, as ações da GM sobem nesta sessão, após chegarem a recuar 1% no pré-market em Wall Street. Por volta das 14h30 (horário de Brasília), os papéis da montadora tinham ganhos de 0,80%, cotados a US$ 35,12.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.