Governo adia para abril publicação de garantias físicas revisadas de hidrelétricas

A garantia física representa o montante de energia elétrica que cada usina pode comercializar no mercado

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério de Minas e Energia adiou para até o fim de abril do ano que vem o prazo para publicação dos valores revisados das garantias físicas de hidrelétricas, que entrarão em vigor em 2018, informou o ministério nesta quarta-feira, em nota.

A garantia física representa o montante de energia elétrica que cada usina pode comercializar no mercado, e a previsão anterior do governo era de que os novos valores fossem publicados ainda em dezembro deste ano.

Segundo o ministério, os atuais valores de garantia física de usinas hidrelétricas despachadas centralizadamente serão prorrogados até 31 de dezembro de 2017, incluindo os da usina binacional de Itaipu, segundo portaria publicada nesta quarta-feira do Diário Oficial da União.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em novembro, o governo havia anunciado que apresentaria uma revisão da garantia física de 122 hidrelétricas, que entrará em vigor a partir de 2018.

Em nota publicada nesta quarta-feira em seu site, o Ministério de Minas e Energia afirma que a prorrogação dos valores atuais até o fim de 2017 “não trará prejuízos ao processo, uma vez que as garantias físicas revisadas terão validade a partir de 1° de janeiro de 2018”.

Segundo o ministério, as diversas contribuições recebidas no processo de consulta pública da revisão demandam tempo e providências adicionais para serem consideradas no processo, “impactando o cronograma anteriormente estabelecido, que previa a publicação das garantias físicas revisadas ainda no final de dezembro de 2016”.

Continua depois da publicidade

Assim, afirma o ministério, os valores revisados para valer a partir de 2018 serão publicados até o dia 30 de abril de 2017.

(Por Leonardo Goy e Roberto Samora)