Petrobras fecha parceria de US$ 2,2 bi; demissão de CEO da Cemig e mais 3 notícias no radar

Confira as principais notícias corporativas da noite da noite desta quarta-feira (21)

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O noticiário corporativo da noite desta quarta-feira (21) é bastante agitado com as novidades envolvendo um negócio bilionário da Petrobras com a francesa Total, além da confirmação da saída do CEO da Cemig e a perda do grau de investimento da Natura pela S&P. Confira os destaques:

Petrobras (PETR3; PETR4)
A Petrobras informou na noite desta quarta que assinou com a empresa francesa Total um acordo de colaboração relacionado à Parceria Estratégica estabelecida em outubro deste ano. A transação tem o valor total estimado de US$ 2,2 bilhões.

Segundo a estatal, a realização de parcerias estratégicas é uma parte importante do Plano de Negócios e Gestão 2017-2021, pois “contribui para mitigação dos riscos, fortalecimento da governança corporativa, compartilhamento de informações, experiências e tecnologias além de melhoria na financiablilidade da Companhia através da entrada de caixa e desoneração dos investimentos”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo comunicado, a petroleira francesa terá 22,5% da área de Iara e 35% do campo de Lapa, que entrou em operação ontem. ela terá também 50% de participação nas térmicas Rômulo Almeida e Celso Furtado, na Bahia, que têm capacidade total de 322 megawatts. As duas companhias também se comprometeram a estudar sinergias em áreas exploratórias na margem equatorial brasileira e no sul da Bacia de Santos.

As empresas já são parceiras em 19 consórcios de exploração e produção no Brasil e no exterior, com projetos como a área de Libra, na camada pré-sal, sendo o primeiro projeto de partilha de produção, e áreas de exploração na Margem Equatorial, na Bacia do Espírito Santo e na Bacia de Pelotas. Além disso, elas são sócias no gasoduto Bolívia-Brasil.

Em comunicado, a Petrobras informou que com o novo acordo, as duas empresas elevam substancialmente o nível de cooperação tecnológica nas áreas de geociências, sistemas submarinos e estudos conjuntos em áreas de mútuo interesse, visando à redução de riscos dos investimentos e aumento da probabilidade de sucesso exploratório nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

A Petrobras ainda informou que a assinatura dos principais contratos de compra e venda referentes aos ativos deste acordo estão sujeitos às aprovações internas e dos órgãos de controle e fiscalizadores externos, incluindo o TCU (Tribunal de Contas da União). As duas empresas se comprometeram a realizar os esforços necessários para a assinatura de todos os contratos em até 60 dias.

Cemig (CMIG4)
O Conselho de Administração da Cemig, em reunião realizada nesta quarta-feira, 21, definiu a destituição, a partir da quinta-feira, 22, de Mauro Borges do cargo de diretor-presidente da estatal, e de Fabiano Maia Pereira como Diretor de Finanças e Relações com Investidores. No lugar de Borges, foi nomeado Bernardo Afonso Salomão de Alvarenga, que completará o mandato previsto para o cargo. Para a diretoria de Finanças e Ri, foi nomeado Paulo Roberto Castellari Porchia.

Porchia assumirá também o cargo de Diretor vice-presidente da Cemig. Além disso, o conselho nomeou Dimas Costa como Diretor de Gestão Empresarial. Ele vai exercer a função juntamente com a de Diretor Comercial, que ocupa atualmente.

Continua depois da publicidade

Natura (NATU3)
A agência de classificação de risco S&P rebaixou o rating da Natura de “BBB-” para “BB+”, retirando assim o grau de investimento da companhia. Na escala nacional, o rating foi rebaixado de “brAAA” para “brAA”. Em ambas as escalas, as notas foram mantidas sob perspectiva negativa.

Segundo a S&P, o corte reflete a fraca performance operacional da Natura em 2016 e a expectativa de uma recuperação apenas moderada em 2017. A agência cita volume de vendas fraco no Brasil, principal mercado da companhia; aumento da necessidade de capital de giro; enfraquecimento no fluxo de geração de caixa e, consequentemente, na relação entre recursos da operação e dívida, de 34,6% nos 12 meses findos em 30 de setembro.

Duratex (DTEX3)
A Duratex informou nesta quarta-feira que sua controlada Duratex Florestal concluiu uma captação de 700 milhões de reais a uma taxa de 98 por cento do CDI, com prazo de 6 anos, com pagamento de juros semestrais e de principal ao final do período.

Publicidade

PetroRio (PRIO3)
A PetroRio fechou a aquisição, por meio de uma de suas subsidiárias, dos 23,19% detidos pelo Goldman Sachs na Brasoil, companhia holding que detém indiretamente participação de 10% sobre os direitos e obrigações do contrato de concessão do Campo de Manati, que, por sua vez, produz atualmente 4,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Além da participação no Campo de Manati, outros ativos relevantes da Brasoil incluem a participação indireta de 100% nas concessões do Campo de Pirapema.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.