Nova lei criará um “novo mundo” para as teles e pode facilitar a recuperação judicial da Oi

Para a equipe de analistas do BTG Pactual, esta é uma ótima notícia para o setor e principalmente para as concessionárias Oi e Vivo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Ainda sem garantias de que será promulgada, a Lei Geral de Telecomunicações tem chamado atenção na última semana e deve mudar completamente o cenário das companhias dos setor no Brasil. O projeto, que visa estimular o setor e mitigar alguns riscos, passou na noite de segunda-feira (20) pelo Senado e deve seguir para sanção presidencial nos próximos dias.

Para a equipe de analistas do BTG Pactual, esta é uma ótima notícia para o setor e principalmente para as concessionárias Oi (OIBR4) e Vivo (VIVT4). Apesar do otimismo, os especialistas destacam que este é apenas o primeiro passo no processo de conversão de concessões de voz fixa em autorizações, o que pode demorar a ter efeito para as companhias.

O projeto é de autoria do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) e já havia passado pela Câmara. O objetivo da proposta é estimular os investimentos em redes de suporte à banda larga, eliminar possíveis prejuízos no término dos contratos e aumentar a segurança jurídica dos envolvidos no processo de prestação de serviços de telecomunicação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com este projeto, a Anatel será agora responsável pelo cálculo do “valor econômico” da concessão das empresas. Este montante será calculado como a diferença entre o valor (ou fluxo de caixa, segundo o BTG) gerado pelos serviços prestados sob um regime de autorização e o modelo de concessão atual.

“É importante ressaltar que somente os ativos essenciais e efetivamente utilizados pelas empresas para fornecer serviços de telefonia fixa devem ser considerados no cálculo”, lembram os analistas do BTG. O Ministério das Telecomunicações será então responsável por discutir com os operadores quais projetos terão que ser implementados e em que período de tempo.

A questão é que essa proposta de mudança do regime de outorga do serviço de telecomunicações de concessão para autorização está causando bastante controvérsia e já levou ao surgimento de três recursos que pedem que o projeto seja analisado pelo plenário dos senadores. Caso um desses processo seja levado para frente, a tramitação do projeto pode ficar travada até o próximo ano já que o Congresso entra em recesso nesta semana.

Continua depois da publicidade

Para o Bradesco BBI, esse adiamento é negativo, pois deve atrasar a reforma das telecomunicações em pelo menos dois meses. Além disso, os analistas lembram que a legislação ainda precisará da implementação da regulamentação da Anatel, o que pode levar vários meses. “Diante desses fatores, os operadores históricos provavelmente só migrarão para um regime de autorização no segundo semestre de 2017″, disseram em relatório.

A mudança no regime da telefonia fixa é bastante aguardada pelas empresas do setor, mas principalmente pelo grupo Oi, que está em recuperação judicial. No regime de autorização, o serviço estaria menos sujeito a obrigações e cumprimento de metas de investimentos estabelecidas pelo governo. Além disso, as empresas também poderão vender edifícios e outros ativos diretamente relacionados às concessões atuais.

No caso específico da Oi, o Bradesco BBI ressalta que o possível adiamento do projeto de reforma das telecomunicações poderia afetar a possibilidade da Anatel intervir no processo da companhia. Os analistas afirmam que a companhia gasta atualmente cerca de R$ 1 bilhão por ano com custos de concessão. Mesmo assim, eles seguem otimistas: “a Anatel deve continuar aplicando pressão para obter uma resolução no processo de recuperação judicial, embora a intervenção continue sendo uma alternativa”.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.