Petros quer que CVM investigue gestores de Bradesco e Caixa por perdas em fundos

A Petros questiona possível conflito de interesse, uma vez que o Bradesco também era o principal credor da Gradiente e os recursos provenientes de sua recuperação extrajudicial seriam destinados à quitação das dívidas junto ao próprio banco

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, informou nesta quarta-feira que pediu para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investigar eventuais irregularidades de administradores terceirizados dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) Enseada e Brasil Petróleo 1, que teriam causado impacto negativo nos investimentos.

No caso do FIP Enseada, a representação é contra a BEM Distribuidora de Títulos e a Bradesco Asset Management, responsáveis pelo fundo constituído para investir na marca Gradiente, de produtos eletrônicos. Ambas são controladas pelo Bradesco.

A Petros questiona possível conflito de interesse, uma vez que o Bradesco também era o principal credor da Gradiente e os recursos provenientes de sua recuperação extrajudicial seriam destinados à quitação das dívidas junto ao próprio banco.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O projeto de retorno da Gradiente ao mercado fracassou, resultando na perda total do investimento dos cotistas no FIP. Para a Petros, a perda foi de cerca de 17,5 milhões de reais.

No FIP Brasil Petróleo 1, criado em 2012 para investir no setor de óleo e gás, a notificação é contra a Caixa Econômica Federal, administradora do fundo, e os gestores Mare e Mantiq.

A Petros alega que os gestores decidiram investir os recursos do fundo na implantação de uma fábrica nos Estados Unidos, diferente da previsão original do investimento. O negócio “não obteve o desempenho esperado”, provocando perda de 100,3 milhões de reais para o fundo, do qual a Petros detém 17,08 por cento de participação.

Continua depois da publicidade

(Por Aluisio Alves)