Perigo no mercado: indicador de risco atinge níveis só vistos nas crises de 1929 e 2008

Criado pelo Nobel Robert Shiller, indicador mostra que as bolsas nos EUA estão em níveis muito críticos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto o S&P 500 renova com frequência suas máximas históricas diante do otimismo dos investidores com a agenda econômica de Donald Trump, alguns estrategistas de Wall Street estão cada vez mais preocupados com uma medida de avaliação bastante seguida e que agora atingiu níveis que só foram alcançados antes das maiores crises do nos últimos 100 anos.

“O indicador preço cíclico ajustado/lucro (CAPE), uma medida de avaliação criada pelo economista Robert Shiller, agora está acima de 27 e só foi superado na euforia antes de 1929, na crise de 2000 e na bolha imobiliária de 2008”, escreveu Alan Newman em relatório para clientes no fim de novembro. 

Newman disse que mesmo que os lucros do mercado aumentem 10% sob as políticas de Trump, “ainda estamos lidando com a mesma situação, a superavaliação em grande escala”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Este indicador é calculado usando o preço do ativo dividido pelo lucro histórico do índice em 10 anos, ajustado pela inflação. A pesquisa de Robert Shiller, um economista da Universidade de Yale, descobriu que os retornos do mercado futuro de 10 anos eram negativamente correlacionados às altas leituras da taxa de CAPE. Vale lembrar que Shiller ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2013 por seu trabalho sobre a ineficiência e valorização do mercado de ações.

Atualmente o CAPE está em 27,7, o que tem levado diversos especialistas a mostrar um grande nível de preocupação. “Somente quando o CAPE está muito alto, os retornos médios dos índices futuros são inferiores aos do título do Tesouro de 10 anos”, disseram Valentin Dimitrov e Prem C. Jain em um relatório. As informações são do portal CNBC.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.