BCE rejeita pedido de banco mais antigo do mundo e consequências são ruins

O terceiro maior banco da Itália pediu por uma extensão de várias semanas para tentar concluir um aumento de capital de 5 bilhões de euros

Estadão Conteúdo

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central Europeu decidiu rejeitar o pedido do Banca Monte dei Pachi di Siena por mais tempo para levantar capital, de acordo com informações de uma fonte, pavimentando o caminho para que o governo entre com um resgate do banco, o mais antigo do mundo.

O terceiro maior banco da Itália pediu por uma extensão de várias semanas para tentar concluir um aumento de capital de 5 bilhões de euros (US$ 5,31 bilhões) para evitar forçar perdas de detentores de títulos, como previsto nas novas leis da União Europeia (UE).

O Mecanismo Único de Supervisão (SSM, na sigla em inglês), que faz parte do BCE, em Frankfurt, supervisiona cerca de 130 dos maiores bancos da zona do euro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como resultado, o banco agora provavelmente não terá tempo suficiente para conseguir um acordo privado, de acordo com fontes, à medida que a medida implicaria uma colocação privada de ações para um ou mais grandes investidores e um aumento de capital. Isso faz com que a única opção para o banco seja a intervenção estatal.

Investidores como o Qatar e fundos baseados nos Estados Unidos, que haviam demonstrado interesse nas ações do Monte dei Paschi no passado, têm evitado potenciais acordos, segundo fontes.

As ações do banco foram suspendidas por um momento na bolsa de Milão, mas voltaram a operar. Às 11h55 (de Brasília), os papéis do Monte dei Paschi di Siena recuavam 7,34%.