Recuperação judicial da MMX, dividendos da Vale, recomendações e mais 5 notícias no radar

Confira os principais destaques do noticiário corporativo desta quinta-feira (24)

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O noticiário corporativo desta segunda-feira (28) é agitado, com destaque para a MMX, que entrou com pedido de recuperação judicial e a notícia de que a Vale anunciará a investidores estrangeiros que distribuirá dividendos neste ano e que não deve mais vender ativos. Além disso, o Conselho da Alliar aprovou a compra de 80% da Multilab e, segundo fontes, o leilão da Celg só atraiu uma proposta. Confira os destaques:

Vale (VALE3; VALE5)
Segundo a revista Veja, a Vale vai comunicar aos investidores das bolsas de Nova York e Londres na próxima semana que não vai mais se desfazer de nenhum ativo e que deve distribuir dividendos neste ano. Na próxima terça-feira, a companhia realizará seu encontro com investidores e analistas — o chamado Vale Day. Para os especialistas do Itaú BBA, é importante observar os temas de Capx, produção e estratégia comercial, custo de competitividade, desinvestimentos, dividendos e Samarco.

Kroton (KROT3)
Em comunicado enviado à CVM, a Kroton comunicou que ainda não foi informada pelo Cade sobre as eventuais medidas que seriam necessárias para aprovar a fusão com a Estácio “e, portanto, ainda não tem como se posicionar sobre eventual alienação de quaisquer ativos. A nota foi publicada em resposta à reportagem, “Kroton avalia venda de área de ensino a distância da Estácio para ter aval do Cade para compra da empresa, dizem fontes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Banco do Brasil (BBAS3)
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o presidente do Banco do Brasil, Rogério Caffarelli, disse que sem o processo de ajuste anunciado na última semana, a instituição financeira precisaria pedir aporte ao Tesouro Nacional em julho de 2017 para atender as exigências de capital de Basileia 3. O executivo descartou ainda a possibilidade de fazer IPO da área de cartão de crédito ou da de distribuidora de títulos mobiliários.

Eletrobras (ELET5)
Uma fonte disser à Reuters que houve apenas uma proposta entregue para o leilão da distribuidora de eletricidade Celg-D, da Eletrobras, cuja sessão presencial está agendada para 30 de novembro. Os interessados na companhia tinham até o meio-dia da sexta-feira (25) para entregar as propostas econômicas e a documentação exigida pela licitação. A fonte não soube informar quem apresentou a oferta. A Bloomberg avalia que este leilão seria um importante teste sobre o impacto da turbulência política sobre o ânimo dos investidores. 

MMX Mineração (MMXM3)
A mineradora MMX anunciou que fez um pedido de recuperação judicial em caráter de urgência, citando a conjuntura adversa do país e declínio dos preços do minério de ferro. A empresa afirmou que contribuiu ainda para o pedido de proteção contra credores dificuldades em atração de novos investimentos e financiamentos, o declínio dos preços do minério de ferro e o contexto de instabilidade política e econômica impossibilitaram que a companhia concretizasse as expectativas de faturamento previstas. O pedido de recuperação envolve além da MMX, a subsidiária MMX Corumbá. A companhia afirmou ainda que a recuperação judicial da outra unidade, MMX Sudeste, “segue seu rito normal e independente” do novo pedido de proteção contra credores.

Continua depois da publicidade

Recomendações
A fabricante de bebidas Ambev (ABEV3) e a Sabesp (SBSP3) foram adicionadas à “Brazil Buy List” do Itaú BBA, ao passo que Smiles e Copasa são removidas da lista. Já o JPMorgan elevou avaliação sobre os papéis da Mahle-Metal Leve (LEVE3) de neutra para overweight, ao passo que iniciou análise sobre as ações da Valid (VLID3) com recomendação overweight.

Alliar (AALR3)
A companhia de medicina diagnóstica informou ao mercado, após o fechamento dos mercados na última sexta-feira (25), que sua subsidiária Di Imagem Centro de Diagnóstico Integrado por Imagem adquiriu 80% do capital social da Multilab Laboratório de Análises Clínicas. Segundo comunicado enviado à BM&FBovespa, a operação faz parte da “estratégia de crescimento e consolidação de vantagens competitivas” da companhia. A Multilab foi avaliada em R$ 9 milhões. O pagamento será realizado em dinheiro, parcelado ao longo de cinco anos.

Marcopolo (POMO4)
A fabricante de ônibus Marcopolo voltou a priorizar o mercado externo, após ver sua receita líquida cair 25% desde o auge em 2013 e o ano passado. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, desde 2006, a maior parte da receita líquida vinha de vendas para o mercado brasileiro e, agora, 68% da receita são resultado das exportações a partir do Brasil e vendas fora do País.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.