Santander prevê Ibovespa superando máxima histórica em 2017

Estrategistas do banco esperam que o benchmark da bolsa atinja os 75 mil pontos no ano que vem

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Santander vê bastante espaço para o Ibovespa subir até 2017, conforme destacou o banco em relatório com projeções para o índice. Os estrategistas introduziram uma projeção do índice para 75.000 pontos, alta de 18% na comparação com o fechamento da última quarta-feira (10). Caso isso ocorra, o benchmark da Bolsa superará a sua máxima histórica alcançanda em 29 de maio de 2008, quando atingiu os 73.153 pontos: na máxima intradiária daquela sessão, a pontuação chegou a 73.920 pontos.

“Ainda vemos potencial de expansão para múltiplos normalizados em relação aos múltiplos históricos”, segundo relatório assinado por Daniel Gewehr e Joao Noronha. 

Os estrategistas apontam que, apesar de bancos e elétricas permanecerem como as principais recomendações overweight (exposição acima da média), agora é o momento para acrescentar ações que se beneficiam do call para Selic abaixo do consenso, acrescentando Sabesp (SBSP3), BM&FBovespa (BVMF3), Iochpe-Maxion (MYPK3) e Gerdau (GGBR4) e menor inflação, adicionando Pão de Açúcar (PCAR4) e Telefônica (VIVT4). 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Estes se somam ao já overweight para setor industrial, com Iochpe-Maxion substituindo Weg (WEGE3). “Estamos criticamente overweight em entidades controladas pelo governo, especificamente Petrobras, Banco do Brasil, Copel e agora Sabesp”, destacaram os analistas. 

 Como proteção contra riscos globais apreciamos ações atreladas ao câmbio (São Martinho, Mahle Metal Leve, Klabin, Iochpe e Gerdau). O relatório vê impacto da eleição nos EUA como “marginalmente negativo para o risco global, mas não altera as tendências brasileiras”. 

Entre os top picks do portfólio, Bradesco substitui Itaúsa, Sabesp substituindo AES Tietê, a BM&FBovespa no lugar do BB Seguridade. Além disso Banco do Brasil, Mahle Metal Leve e Hypermarcas estão no radar. 

Continua depois da publicidade

As ações adicionadas foram: BM&FBovespa, Telefônica Brasil, Gerdau, Iochpe-Maxion, Sabesp, São Martinho, Estácio e GPA. As ações removidas foram Weg, Cetip, Duratex e Ultrapar.

(Com Bloomberg)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.