Dow Jones futuro e Ásia sobem forte após FBI dizer que Hillary não será indiciada

Anúncio acontece dois dias antes das eleições americanas; nova investigação havia abalado campanha da democrata

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Dow Jones futuro abriu em alta de 220 pontos na noite deste domingo após o FBI afirmar que a candidata democrata Hillary Clinton não será indiciada por conta dos novos e-mails. 

“A equipe de investigação do FBI tem trabalhado para rever o grande volume de e-mails de um aparelho obtido em conexão com uma outra investigação”, disse o diretor do FBI, James Comey em carta enviada ao Congresso americano. “Durante o processo, nos revimos todas as comunicações que foram feitas para e por Hillary Clinton, enquanto ela secretária de Estado. Baseado nessa revisão, nós não mudamos as nossas conclusões de julho”, completou.

Às 22h24 (horário de Brasília), o Dow Jones futuro tinha alta de 1,1%, o S&P tinha ganhos de 1,2% e o Nasdaq teve ganhos de 1,4%. O dólar também registra um dia de ganhos em relação a maior parte das moedas asiáticas.

Os índices asiáticos também abriram em alta, com destaque para os ganhos superiores a 1% do Nikkei, enquanto o peso mexicano, que é fortemente influenciado pelas eleições americanas, também ganhou forças.

O FBI havia informado no dia 28 de outubro que iria investigar e-mails adicionais que surgiram relacionados com o uso de um servidor de e-mail pessoal da candidata democrata, o que abalou a campanha de Hillary e levou a disputa a ficar cada vez mais acirrada. Desta forma, a ansiedade de investidores se aprofundou em sessões recentes diante de uma possível vitória de Donald Trump dada a incerteza sobre a postura do candidato republicano em questões relevantes, incluindo política externa, relações comerciais e imigrantes, enquanto Hillary Clinton é vista como uma candidata do status quo.

(Com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.