Por que o mercado “não entendeu” se a supresa com o PIB dos EUA foi boa ou ruim?

Por um lado, o PIB crescer mais que o esperado é um bom sinal para o mundo inteiro; por outro lado, é um indício claro de que os juros podem começar a subir mais rápido por lá

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – 10h30: esse era o horário para o grande evento desta sexta-feira (28), que era a divulgação da primeira prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos. O indicador mostrou que a economia norte-americana cresceu 2,9% do 2º para o 3º trimestre, superando as expectativas dos economistas – cujo consenso apontava para alta de 2,6%. Boa notícia para o mercado? Não exatamente.

Se por um lado a maior economia dos EUA crescer mais do que o previsto pode ser um bom sinal para o mundo inteiro – o que propiciaria uma valorização das ações -, por outro lado um indício claro de que os EUA se recuperaram definitivamente da crise abre espaço para os juros começarem a subir mais rápido por lá, e essa retirada de liquidez fatalmente tiraria o ímpeto dos investidores por ativos de maior risco.

Conclusão: o Ibovespa chegou a subir 300 pontos nos instantes após a divulgação do PIB, mas minutos depois voltou aos níveis vistos antes das 10h30, mantendo-se perto da estabilidade ao longo desta manhã – às 11h08, o índice marcava leve alta de 0,13%, a 64.334 pontos.

Ebook Gratuito

Análise de Balanços

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber sobre os resultados das empresas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A avaliação indefinida sobre o PIB dos EUA e a reação explosiva das ações de grandes empresas que divulgaram resultados hoje (como Ambev e Pão de Açúcar) propiciaram essa volatilidade no mercado, e foi a principal pauta do InfoMoney na Bolsa de hoje. Confira:

O InfoMoney na Bolsa é transmitido AO VIVO de segunda a sexta-feira a partir das 10h10 no canal da InfoMoneyTV. 

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers