Por que o minério sobe 6% e a ata do Copom “esfriou” o mercado? InfoMoney responde

Entenda em números quanto a disparada da commodity impacta positivamente o Ibovespa; sobre a ata, BC deve cortar juros de maneira ainda mais cautelosa

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – A terça-feira (25) trouxe duas grandes “surpresas” ao mercado: o minério de ferro disparou na China até o seu “limite” de 6%, em um movimento difícil de ser compreendido num primeiro momento. Sobre o minério, dois indícios ajudam a explicar essa disparada: a escassez na oferta de carvão e o crescimento de 148% no lucro anual da siderúrgica chinesa Baosteel. 

A segunda novidade veio da ata do Copom (Comitê de Política Monetária), que trouxe em um trecho em especial mais um motivo para o mercado não esperar cortes mais enfáticos na taxa básica de juros. O mercado, que trabalhava com um ciclo agressivo de cortes na Selic, começa a rever mais uma vez suas projeções, refletindo em uma nova dinâmica na curva de juros.

Mas quanto é exatamente o impacto da disparada do minério de ferro no Ibovespa? E como essa ata ajudou a esfriar os ânimos dos investidores no Brasil? As explicações você confere abaixo na edição desta terça do InfoMoney na Bolsa. Assista:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O InfoMoney na Bolsa é transmitido de segunda a sexta-feira AO VIVO a partir das 10h10 no canal da InfoMoneyTV.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers