Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta terça-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta terça-feira

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A terça-feira começa com destaque para as commodities, com o minério de ferro negociado em Dalian em forte alta, enquanto o mercado fica de olho na votação da PEC 241 em segundo turno na Câmara dos Deputados. No noticiário corporativo, destaque para os resultados. Confira os destaques abaixo:

1. Bolsas mundiais
A terça-feira é de baixa aversão ao risco para os mercados, com destaque para a valorização das commodities. Na bolsa de commodities de Dalian, na China, o contrato futuro de minério de ferro para janeiro de 2017, o mais negociado, atingiu o limite de alta ao subir 6%, o que impulsiona as ações do setor. Na agenda dos EUA, destaque para os dados de agosto sobre os preços das residências e para a confiança do consumidor, referente a outubro.

Na agenda europeia, chama a atenção o índice de sentimento das empresas da Alemanha, que subiu para 110,5 em outubro, de 109,5 em setembro, atingindo o maior nível desde abril de 2014, segundo o instituto alemão Ifo. O resultado surpreendeu analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam leve queda do indicador, a 109,3. Na Ásia, as bolsas de valores da China tiveram leves variações nesta terça-feira, consolidando ganhos recentes graças à demanda por ações do setor de matérias-primas, enquanto empresas de infraestrutura e transporte tiveram perdas. Já no Japão, a bolsa de Tóquio atingiu a máxima em 6 meses, com o dólar se fortalecendo ante o iene. A confiança subiu após dados de setores industriais nos Estados Unidos e na Europa mostrarem as melhores leituras até agora neste ano. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Às 08h03, este era o desempenho dos principais índices:

* FTSE 100 (Reino Unido) +0,35%

* CAC-40 (França) +0,05%

Continua depois da publicidade

*DAX (Alemanha) +0,30%

* Xangai (China) +0,12% (fechado)

*Hang Seng (Hong Kong) -0,17% (fechado)

*Nikkei (Japão) +0,76% (fechado) 

*Dow Jones Futuro (EUA) +0,13%

*Petróleo brent +0,35%, a US$ 51,64 o barril

2. PEC 241 e pré-sal
A poucos dias do segundo turno das eleições municipais, marcado para 30 de outubro, a Câmara dos Deputados pode ter pautada para esta terça a votação em segundo turno da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e tem suscitado reações inflamadas por parte de quem é contra e a favor. 

O governo espera manter a mesma margem de votos que teve na aprovação em primeiro turno da proposta de emenda à Constituição que limita os gastos públicos, ou até ampliá-la. Ao participar de um coquetel na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente Michel Temer passou cumprimentando individualmente os deputados presentes, em busca de manter apoio à medida. Diferentemente do jantar que Temer organizou há três semanas, antes de conseguir ver a matéria aprovada por 366 deputados, o encontro de hoje foi menos protocolar e não houve um discurso formal feito pelo presidente.

Ainda na Câmara, ontem, mesmo sem concluir a votação dos destaques e emendas que visam modificar o projeto de lei que retira da Petrobras a obrigatoriedade de ser operadora exclusiva da exploração do petróleo da camada do pré-sal com participação de 30%, o presidente da Câmara,  encerrou a sessão e transferiu para hoje a conclusão da votação dos destaques. Segundo Maia, ficou para ser votado um destaque que visa modificar o projeto do pré-sal. Rodrigo Maia informou que a votação do último destaque que visa modificar o projeto do pré-sal será feita após a votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o teto de gastos públicos à inflação do ano anterior pelos próximos 20 anos. Segundo ele, como o tempo da sessão de hoje (24) tinha se encerrado, para votar o último destaque teria que ser aberta uma nova sessão da Câmara para a retomada da discussão e votação do destaque ao projeto do pré-sal.  

No noticiário político, destaque para a notícia do jornal O Globo de que Marcelo Odebrecht e mais 50 executivos fecharam acordo de delação premiada. Confira clicando aqui. 

3. Ata do Copom
Ainda na agenda doméstica, destaque para a Ata do Copom, a ser revelada às 8h30. O Banco Central confirmou a expectativa da maioria dos economistas de um corte de 0,25 pp da Selic, mas o teor “hawkish” do comunicado surpreendeu parte do mercado. O mercado espera que a ata traga mais informações sobre a visão do BC.

4. Agenda internacional
Na agenda internacional, Mario Draghi, presidente do BCE (Banco Central Europeu), fala hoje às 15h30. Nos EUA, o presidente regional do Federal Reserve de Atlanta, fala em conferência às 15h (horário de Brasília). Ainda no país, às 12h, será revelado o dado do consumidor em relação ao outubro. 

5. Noticiário corporativo
O noticiário corporativo é movimentado. Em destaque, a Lojas Renner fechou o terceiro trimestre com queda de 3,9% nas vendas no conceito mesmas lojas em relação ao mesmo período de 2015, primeiro recuo anual desde 2009, afetada pelo ambiente econômico ainda desafiador no país, mas também baixas temperaturas e atualização de sistema. Já a Hypermarcas informou que a família Gonçalves deixou o bloco de controle da companhia. Confira mais notícias clicando aqui. 

(Com Reuters e Agência Brasil)


Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.