Aneel diz que nível de subsídio no setor elétrico é ‘absolutamente insustentável’

Rufino considerou que a abordagem desse tema atualmente é "completamente equivocada" e que o peso do subsídio distorce os preços no setor

Estadão Conteúdo

Publicidade

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou que o nível de subsídio existente no setor elétrico é “absolutamente insustentável”. Ele participa de seminário de infraestrutura promovido pela Câmara Americana de Comércio (AmCham) e pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em São Paulo.

Rufino considerou que a abordagem desse tema atualmente é “completamente equivocada” e que o peso do subsídio distorce os preços no setor. O setor elétrico carrega diversos encargos que subsidiam regiões socioeconomicamente mais carentes.

Durante discurso a uma plateia de empresários, o diretor da Aneel defendeu que as agências reguladoras de forma geral precisam ser dotadas de independência e autonomia. Ele ainda argumentou que as agências têm o papel de garantir a estabilidade de regras e a segurança jurídica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rufino lembrou que na semana que vem será realizado um leilão de transmissão e admitiu que o poder público precisa aperfeiçoar seus processos. “Muitas vezes, o poder público licita um projeto e ali na frente o inviabiliza. No segmento de transmissão, temos exemplos claros nessa direção. Precisamos melhorar a avaliação sobre a real viabilidade de um projeto e, uma vez licitado, é preciso que todos façam um grande esforço para possibilitar sua concretização”, afirmou.