Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta-feira

Lara Rizério

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Em dia de agenda vazia nos EUA, as bolsas mundiais seguem repercutindo o BCE, em meio à perspectiva de que a autoridade monetária manterá o seu programa de ativos financeiros. Já no Brasil, destaque para as notícias sobre uma possível delação de Eduardo Cunha e o avanço da PEC 241. No noticiário corporativo, a Localiza inaugurou a temporada de resultados. Confira os destaques desta sexta-feira (21): 

1. Bolsas mundiais
As bolsas europeias têm uma leve alta nesta sexta-feira, ainda repercutindo as falas do presidente do BCE (Banco Central Europeu) Mario Draghi, que sinalizou que o alívio monetário não deve terminar abruptamente. O dia também foi de cautela para os mercados asiáticos.  

Os mercados chineses encerraram em leve alta nesta sexta-feira, com o avanço das ações do setor de infraestrutura compensando as preocupações com um iuan fraco. As ações do setor de infraestrutura avançaram depois que a China divulgou regras para a gestão dos fundos públicos utilizados em projetos de parceria público-privada, muitos dos quais são para trabalhos de infraestrutura. O restante da região recuou na sessão, com o dólar subindo para a máxima de sete meses ante uma cesta de moedas e pressionando os preços do petróleo, o que reduziu o apetite por risco dos investidores. Já o japonês Nikkei caiu 0,30%; vale destacar que o iene subiu após terremoto de magnitude 6,6 graus atingir o oeste do Japão. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Às 08h12, este era o desempenho dos principais índices:

* FTSE 100 (Reino Unido) +0,24%

* CAC-40 (França) -0,01%

Continua depois da publicidade

*DAX (Alemanha) +0,10%

* Xangai (China) +0,22% (fechado)

*Hang Seng (Hong Kong) 0% (fechado)

*Nikkei (Japão) -0,30% (fechado) 

*Dow Jones Futuro (EUA) +0,14%

*Petróleo brent +0,72%, a US$ 51,75 o barril

2. IPCA-15
Em todo o país, a prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,19% em outubro deste ano. A taxa é menor que a registrada em setembro (0,23%) e é a mais baixa desde outubro de 2009 (0,18%). Os dados foram divulgados hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 acumula 6,11% no ano, bem abaixo dos 8,49% registrados no mesmo período de 2015. Em 12 meses, o acumulado chega a 8,27%, abaixo dos 8,78% dos 12 meses imediatamente anteriores. A queda da taxa de inflação entre setembro e outubro foi provocada principalmente pela deflação (queda de preços) de 0,25% dos alimentos na prévia de outubro. Em setembro, esse grupo de despesas havia apresentado deflação de apenas 0,01%. Entre os produtos alimentícios que ficaram mais baratos em outubro estão o leite longa vida (-8,49%), a batata-inglesa (-13,03%), hortaliças (-6,18%) e feijão-carioa (-6,17%). Os artigos de residência também tiveram deflação (-0,31%). O mesmo aconteceu com as despesas pessoais (-0,12%). O item transportes, com alta de preços de 0,67% em outubro, foi o grupo de despesas que mais contribuiu para evitar uma queda maior da inflação na prévia do mês.

3. Agenda política

O noticiário político é movimentado nesta sexta-feira. Os jornais de hoje destacam que o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na quarta-feira, deu os sinais de acordo para fazer delação premiada. Ele contratou  o advogado Marlus Arns, que atuou no acordo de delação premiada de empresários na Operação Lava Jato. Os últimos dias foram de maior tensão em meio aos temores de que a delação de Cunha pudesse envolver integrantes do governo. 

Por outro lado, o presidente Michel Temer avalia que a prisão do ex-deputado não interferirá nas votações de interesse do governo no Congresso Nacional. Essa foi a sinalização repassada pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, ao responder a questionamentos sobre o tema. De acordo com Parola, a Operação Lava Jato é “da alçada” do Poder Judiciário e não terá a interferência do Executivo. As investigaçõs, disse, são um “sinal de amadurecimento democrático”. O porta-voz declarou que Temer não antecipou sua volta ao Brasil do Japão devido à notícia da prisão preventiva de Cunha. 

Vale destacar que o  presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador José Maranhão (PMDB-PB), disse que vai anunciar na próxima quinta-feira o nome do relator da PEC 241. A PEC deve chegar ao Senado na terça-feira; Maranhão disse que muitos senadores estão interessados em relatar proposta, mas que isso depende de negociação e a escolha deve recair sobre senador que domine o tema. A PEC 241, que limita crescimento de gastos da União à inflação de um ano para o outro, deve ser votada em 2º turno pelo plenário da Câmara na próxima segunda ou terça. 

4. Agenda internacional
Na agenda internacional, o presidente do Federal Reserve de San Francisco John Williams, fala em conferência às 16h30. Já no Japão, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, afirmou hoje que muitos bancos centrais acreditam que suas próprias metas de inflação devem ser mantidas nos atuais níveis de 2 por cento em vez de serem elevadas para 3 ou 4 por cento. Ele também afirmou que o Banco do Japão fez um compromisso “bastante poderoso” ao prometer manter seu forte programa de estímulo até que a inflação supere sua meta de 2 por cento. 

5. Noticiário corporativo
Em destaque no noticiário corporativo, a Localiza inaugurou a temporada de resultados.  A empresa anunciou que teve lucro líquido de R$ 103,9 milhões no terceiro trimestre, 1% superior ao resultado de igual etapa de 2015. Já a Gol foi elevada de manutenção para compra pelo Santander; a Fibria foi iniciada com recomendação equalweight e Suzano com overweight por Brasil Plural.
 

(Com Bloomberg e Agência Brasil)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.