Correção perde força e Ibovespa Futuro zera perdas; DIs seguem em queda com fala de Ilan

Pré-market tenta realização de ganhos após fortes altas do índice em dia de nova fase da Operação Acrônimo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre estável nesta sexta-feira (23), com as bolsas mundiais corrigindo após as fortes altas registradas nos últimos dois dias com as decisões de juros do banco central japonês e do Fomc (Federal Open Market Committee). No campo internacional, os investidores ficam à espera de discursos de dirigentes do Federal Reserve, enquanto por aqui vale a pena ficar de olho em nova fase da Operação Acrônimo. 

Às 9h21 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para outubro tinha leve alta de 0,12%, a 59.520 pontos. Já o dólar futuro para o mesmo mês recua 0,40% a R$ 3,215.

No mercado de juros, o DI para janeiro de 2018 opera em queda de 6 pontos-base a 12,21%, ao passo que o DI para janeiro de 2021 mostra baixa de 7 pontos-base a 11,67%. O movimento de baixa dos DIs segue o desempenho de ontem e também as declarações do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, que afirmou que a autoridade monetária se debruçará sobre evidências sólidas na sua avaliação sobre a possibilidade de reduzir os juros, completando que o BC vem conduzindo sua política com a prudência que o momento requer.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cenário externo
Após dois dias de expressiva alta com as sinalizações dos principais Bancos Centrais pelo mundo de que a liquidez continuará elevada com os juros baixos, as bolsas mundiais têm um dia de leve queda nesta sexta-feira. Na Europa, a queda ocorre em meio aos dados decepcionantes do PMI, enquanto os mercados ficam de olho nas falas de dirigentes regionais do Federal Reserve (mais detalhes na Agenda Internacional).

No mercado de commodities, o petróleo reverte queda registrada mais cedo e ensaia cinco altas seguidas; mercado acompanha negociações da Arábia Saudita e Irã em busca de consenso para reunião da Opep na próxima semana.

Destaques políticos
Em declarações recentes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241/2016, que institui um teto para o gasto público de um ano como o do ano anterior corrigido pela inflação, pode ser aprovada em comissão especial hoje. De acordo com Evandro Buccini, economista da Rio Bravo Investimentos, uma aprovação nesta semana ou na próxima será vista como boa notícia. “Nós já sabemos que o orçamento do governo do ano que vem está moldado com as regras dela, mas após a aprovação podemos começar a conversar sobre a próxima PEC, que é a da reforma da previdência”, explica Buccini.

Continua depois da publicidade

Já no noticiário “político-policial”, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) a 9ª fase da Operação Acrônimo. Um dos alvos da operação é o atual chefe da Casa Civil do governo de Minas Gerais, Marco Antônio Teixeira, e outro integrante do governo estadual. Nesta fase não há prisões, somente conduções coercitivas. Outro alvo é um diretor da empreiteira OAS; a sede da empreiteira em Brasília (DF) também é alvo de buscas.

Agenda internacional
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, caiu a 52,6 em setembro, de 52,9 em agosto, atingindo o menor nível em 20 meses, segundo dados preliminares publicados hoje pela Markit Economics.

Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam recuo apenas marginal do PMI composto em setembro, a 52,8. A leitura acima de 50,0, porém, indica que a atividade econômica do bloco continuou se expandindo neste mês, ainda que em ritmo mais contido. Apenas o PMI de serviços da zona do euro caiu para 52,1 em setembro, de 52,8 em agosto, tocando o menor patamar em 21 meses. Neste caso, os analistas previam estabilidade do indicador, a 52,8. O PMI industrial do bloco, por outro lado, subiu para 52,6 na prévia de setembro, de 51,7 em agosto, alcançando o maior nível em três meses. A projeção do mercado era de queda do indicador, a 51,5. Com informações da Dow Jones Newswires.

Além disso, nos EUA, atenção para os dirigentes regionais do Fed Dennis Lockhart (Atlanta), Loretta Mester (Cleveland) e Patrick Harker (Philadelphia), que falarão em painel às 13h00.

Fala de Ilan
No noticiário, destaque ainda para a fala do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, na noite de ontem em evento da Istoé Dinheiro. Ele afirmou que autoridade monetária se debruçará sobre evidências sólidas na sua avaliação sobre a possibilidade de reduzir os juros, completando que o BC vem conduzindo sua política com a prudência que o momento requer. Vale lembrar que ontem foi divulgado o IPCA-15, que foi abaixo do esperado pelo mercado e suscitou um aumento na probabilidade de corte de juros pelo Copom.

Noticiário corporativo
A Marcopolo informou que sua controlada Marcopolo Canada Holdings vendeu 4,5 milhões de ações de emissão da New Flyer Industries, o que equivale a 7,4% do capital social da companhia, pelo valor de 181,8 milhões de dólares canadenses (US$ 139,4 milhões). Já a Fibria e Suzano tiveram a recomendação elevada de market perform para outperform pelo Itaú BBA. Enquanto isso, a Vale prestou esclarecimentos ao mercado de que ela segue em busca de parceria na área de fertilizantes.

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.

Assista à programação ao vivo da InfoMoney TV:  

[livestream url=”https://livestream.com/accounts/7176272/events/2767025/”]