Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta-feira

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de subir forte nos últimos pregões acompanhando o exterior, o mercado deve se voltar mais a questões internas a partir desta sexta-feira (22). A possibilidade de que a PEC do teto dos gastos seja aprovada em comissão especial na Câmara dos Deputados hoje anima os investidores. No front internacional, não se pode deixar de lado os dados econômicos da zona do euro, além da expectativa pela fala dos dirigentes do Fed. Confira os destaques desta sexta-feira (23): 

1. Bolsas mundiais
Após dois dias de expressiva alta com as sinalizações dos principais Bancos Centrais pelo mundo de que a liquidez continuará elevada com os juros baixos, as bolsas mundiais têm um dia de leve queda nesta sexta-feira. Na Europa, a queda ocorre em meio aos dados decepcionantes do PMI, enquanto os mercados ficam de olho nas falas de dirigentes regionais do Federal Reserve (mais detalhes na Agenda Internacional).

No mercado de commodities, o petróleo reverte queda registrada mais cedo e ensaia cinco altas seguidas; mercado acompanha negociações da Arábia Saudita e Irã em busca de consenso para reunião da Opep na próxima semana.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Às 07h48, este era o desempenho dos principais índices:

* FTSE 100 (Reino Unido) -0,07%

* CAC-40 (França) -0,45%

Continua depois da publicidade

*DAX (Alemanha) -0,22%

* Nikkei (Japão) 225 -0,32% (fechado)

*Xangai (China) -0,28% (fechado)

*Hang Seng (Hong Kong) -0,31% (fechado)

*Dow Jones Futuro (EUA) -0,08%

*Petróleo brent +0,84%, a US$ 48,05 o barril

2. Destaques políticos
Em declarações recentes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241/2016, que institui um teto para o gasto público de um ano como o do ano anterior corrigido pela inflação, pode ser aprovada em comissão especial hoje. De acordo com Evandro Buccini, economista da Rio Bravo Investimentos, uma aprovação nesta semana ou na próxima será vista como boa notícia. “Nós já sabemos que o orçamento do governo do ano que vem está moldado com as regras dela, mas após a aprovação podemos começar a conversar sobre a próxima PEC, que é a da reforma da previdência”, explica Buccini.  

Já no noticiário “político-policial”, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) a 9ª fase da Operação Acrônimo. Um dos alvos da operação é o atual chefe da Casa Civil do governo de Minas Gerais, Marco Antônio Teixeira, e outro integrante do governo estadual. Nesta fase não há prisões, somente conduções coercitivas. Outro alvo é um diretor da empreiteira OAS; a sede da empreiteira em Brasília (DF) também é alvo de buscas.

3. Agenda internacional
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, caiu a 52,6 em setembro, de 52,9 em agosto, atingindo o menor nível em 20 meses, segundo dados preliminares publicados hoje pela Markit Economics.

Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam recuo apenas marginal do PMI composto em setembro, a 52,8. A leitura acima de 50,0, porém, indica que a atividade econômica do bloco continuou se expandindo neste mês, ainda que em ritmo mais contido. Apenas o PMI de serviços da zona do euro caiu para 52,1 em setembro, de 52,8 em agosto, tocando o menor patamar em 21 meses. Neste caso, os analistas previam estabilidade do indicador, a 52,8. O PMI industrial do bloco, por outro lado, subiu para 52,6 na prévia de setembro, de 51,7 em agosto, alcançando o maior nível em três meses. A projeção do mercado era de queda do indicador, a 51,5. Com informações da Dow Jones Newswires.

Além disso, nos EUA, atenção para os dirigentes regionais do Fed Dennis Lockhart (Atlanta), Loretta Mester (Cleveland) e Patrick Harker (Philadelphia), que falarão em painel às 13h00. 

4. Fala de Ilan
No noticiário, destaque ainda para a fala do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, na noite de ontem em evento da Istoé Dinheiro. Ele afirmou que autoridade monetáriase debruçará sobre evidências sólidas na sua avaliação sobre a possibilidade de reduzir os juros, completando que o BC vem conduzindo sua política com a prudência que o momento requer. Vale lembrar que ontem foi divulgado o IPCA-15, que foi abaixo do esperado pelo mercado e suscitou um aumento na probabilidade de corte de juros pelo Copom.

5. Noticiário corporativo
A Marcopolo informou que sua controlada Marcopolo Canada Holdings vendeu 4,5 milhões de ações de emissão da New Flyer Industries, o que equivale a 7,4% do capital social da companhia, pelo valor de 181,8 milhões de dólares canadenses (US$ 139,4 milhões). Já a Fibria e Suzano tiveram a recomendação elevada de market perform para outperform pelo Itaú BBA. Enquanto isso, a Vale prestou esclarecimentos ao mercado de que ela segue em busca de parceria na área de fertilizantes. 

 (Com Bloomberg e Agência Estado) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.