Gestor e filantropo é acusado de insider trading e rebate: “não vou deixar destruírem meu legado”

"Levei 50 anos de trabalho duro e jogando pelas regras para chegar onde cheguei e eu não vou deixar que essas pessoas destruam o meu legado", disse Leon Cooperman

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A SEC (Securities and Exchange Commission) acusou o CEO e fundador da Omega Advisors, Leon Cooperman, de insider trading afirmando que ele teria usado seu status como um dos maiores acionistas do Atlas Pipeline Partners para ter acesso a informações confidenciais de um executivo da empresa. Ele teria obtido lucros ilícitos através da compra de títulos no Atlas antes da venda de um ativo da empresa em 2010, o que levou as ações a subirem 31%, disse a SEC.

Na noite desta quarta-feira (21), Cooperman disse para clientes que ele planeja combater as acusações. “Levei 50 anos de trabalho duro e jogando pelas regras para chegar onde cheguei e eu não vou deixar que essas pessoas destruam o meu legado”, afirmou em uma teleconferência com os clientes da empresa.

“Nós poderíamos ter resolvido esta questão com a SEC por uma quantidade muito menor do que eu costumo doar para a caridade todos os anos, mas eu me recuso a fazê-lo por causa da minha crença de que agimos de forma adequada e legal”, completou Cooperman. Ele defendeu seu investimento na Atlas e disse que as decisões foram feitas com base em pesquisas e nos fundamentos da ação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se concluírmos isso como uma distração, e não podemos fazer o trabalho, vamos devolver voluntariamente seu dinheiro de volta”, disse Cooperman aos seus clientes. “Nós não vamos esperar que vocês peçam seu dinheiro de volta. A carteira é líquida. Nós gostamos do que nós temos. Nós não temos nenhuma necessidade de qualquer venda forçada”, completou.

Cooperman disse que seus fundos estão indo bem este ano. O Credit Opportunities Fund Omega acumula ganhos de mais de 13% em 2016, enquanto o fundo Omega Equities ganhou mais de 5% até 20 de setembro, disse ele.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.