2 imagens resumem a histeria do mercado nos 90 minutos após o Fed

Mercado mostra muita volatilidade depois da decisão que todos esperavam no Fed

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor pode ter ficado confuso com a reação do mercado à decisão do Fomc (Federal Open Market Committee) de manter os juros nos Estados Unidos na banda entre 0,25% a 0,5% nesta quarta-feira (21). Foi uma série de reações, na verdade, que em diferentes momentos refletiram diferentes interpretações do que esta reunião tem a dizer sobre o futuro da política monetária norte-americana. 

Em um primeiro momento, a Bolsa subiu e o dólar caiu com a confirmação de que não seria desta vez que o Federal Reserve iria elevar os juros nos EUA. Outro ponto visto como positivo pelo mercado foi que o gráfico de pontos mostrou projeção de apenas mais 2 altas 

No entanto, os investidores começaram a zerar posições compradas poucos minutos depois do índice bater a sua máxima, todos preocupados com a possibilidade de que a presidente do Fed, Janet Yellen, que falou meia hora após o anúncio da taxa de juros, dissesse algo que voltasse a fazer os investidores acreditarem em alta de juros no futuro. Daí se vê uma forte queda na Bolsa e uma expressiva recuperação do dólar. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois que Yellen começou a falar, indicando que a economia norte-americana ainda não está superaquecida e que as condições para uma elevação das taxas não foram atingidas, os investidores voltaram a ficar otimistas e compraram ativos apostando em pelo menos mais três meses de meta de juros estável nos EUA na banda entre 0,25% e 0,5%. Com isso, uma hora e meia depois da decisão, o Ibovespa subia 1,17% a 58.414 pontos e o dólar caía 1,50% a R$ 3,218. 

Toda essa explicação pode ser resumida pelas duas imagens abaixo, que mostram a reação da Bolsa e do câmbio à decisão do Fomc. 

Confira a reação do Ibovespa à decisão do Fed:

Continua depois da publicidade

Confira a reação do dólar à decisão do Fed: