Eleição nos EUA pode ser pior para o mercado do que qualquer “cisne negro”, diz Citi

"Com a enorme incerteza em torno do resultado e consequente forma de política econômica, muitos ativos irão passar por um aumento da volatilidade", disseram os analistas

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A eleição presidencial nos Estados Unidos tem potencial para causar uma volatilidade considerável e poderia reprecificar uma série de mercados no mundo todo, acreditam os analistas do Citi em relatório divulgado nesta segunda-feira (22). Para eles, o pleito poderia ser pior que qualquer “cisne negro”.

“Com a enorme incerteza em torno do resultado e consequente forma de medidas econômicas e política, muitos preços de ativos provavelmente irão passar por um aumento da volatilidade. Isto, por si só, poderia fornecer um vento contrário considerável para o crescimento”, diseram os analistas do banco.

A expressão “cisne negro” é muito usada pelos investidores para se referir a um evento surpresa e que quando ocorre acaba tendo grande impacto no mercado, como a queda do mercado imobiliário dos EUA em 2008 ou o terremoto japonês de 2011. “De tempos em tempos temos visto eventos inesperados causarem fortes movimentos de curto prazo nos mercados que, em seguida, são dissipados conforme as respostas da política fazem o mercado se reafirmar”, disseram os analistas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No caso da eleição presidencial, a candidata democrata Hillary Clinton tem uma grande vantagem sobre o republicano Donald Trump na maioria das pesquisas, enquanto as casas de apostas do Reino Unido estão pagando muito mais para uma vitória de Trump que da democrata. Para o Citi, Hillary tem 65% de chance de vencer, mas não estão totalmente confiantes de que este será o resultado final. Ele lembram ainda as pesquisas antes do Brexit, que mostravam que o Reino Unido iria permanecer na União Europeia.

“Quem vai ganhar? Qual influência que o presidente realmente tem? Quem serão os principais intervenientes no processo político? O que a combinação de políticas econômica, política e social das duas partes significa para os EUA e para o crescimento econômico global, para a política internacional, o comércio mundial e à segurança global? Existe uma grande incerteza, e a incerteza se traduz em prêmios de risco, tanto em economias quanto em mercados financeiros”, afirmam os analistas.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.