As duas mulheres que irão definir o rumo do mercado na próxima semana

Apesar de alguns indicadores na agenda, investidores ficarão atentos ao julgamento final do impeachment de Dilma e ao simpósio de Jackson Hole do Federal Reserve

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em uma semana recheada de indicadores, dois eventos guiarão o humor do mercado nos próximos dias. No Brasil, está marcado para começar na quinta-feira (25) o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff, enquanto nos Estados Unidos, o mercado irá parar para acompanhar o discurso da presidente do Federal Reserve Janet Yellen, que fala na sexta-feira (26) no simpósio de Jackson Hole.

O primeiro evento deverá tirar um peso das costas do governo. Com as poucas chances de Dilma voltar ao poder, é esperado que Michel Temer comece a tomar as medidas mais sérias para ajustes na economia após a conclusão do processo. “O governo vai esperar o impeachment para começar a ser mais duro com o Congresso”, afirma Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset. Para ele, o mercado ficará atento nos primeiros dias da semana antes do início do julgamento.

O fim da Olimpíada deve fazer o mercado voltar a olhar mais para o noticiário, mas mesmo assim, segundo Jason, o exterior segue sendo o principal “guia”. Com isso, a fala de Yellen deve ganhar ainda mais força dado o momento em que o mundo tenta antecipar o momento em que ocorrerá a alta de juros nos EUA. No mesmo dia do discurso dela, será divulgado ainda o PIB (Produto Interno Bruto) americano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dados compilados pela Bloomberg mostram que os investidores não esperam uma alta de juros este ano, sendo o primeiro mês com chance mais provável em março de 2017. Porém, integrantes do Fed, como William Dudley, de Nova York, diz que vê chance de elevação em setembro, mas a última ata do Fomc praticamente descartou essa possibilidade. Para Jason, o mercado está ansioso para ver o que Yellen falará sobre o assunto e qual sua visão sobre a recuperação da economia.

“Teremos o cenário político em destaque, mas o mercado por aqui ainda está seguindo muito o exterior, então o fim da semana serão mais movimentados porque tudo se acumulou para estes dias”, afirma Jason, ressaltando ainda que os dados de inflação do IPCA-15 podem ter algum efeito no mercado de juros futuros na quarta-feira (24).

Confira os principais eventos da agenda da próxima semana:

Continua depois da publicidade

IPCA-15
Na quarta-feira (24), às 9h será apresentado o dado de inflação medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve ter um avanço de 0,46% entre 15 de julho e 15 de agosto, segundo a mediana das expectativas dos economistas pesquisados pela LCA Consultores. No resultado anterior, o avanço da inflação foi de 0,54%.

PIB dos EUA
Na sexta-feira será divulgada a segunda estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos para o segundo trimestre de 2016. A expectativa mediana dos economistas é de que a maior economia do mundo cresça 1,1%, ante 1,2% registrados anteriormente. O número sai às 9h30.

Votações no Senado
Além do impeachment, estão marcadas diversas votações para ocorrerem no Senado. O primeiro item da pauta é o projeto que proíbe governantes de deixarem aumento de despesas com pessoal para após os seus mandatos. A proposta proíbe o presidente da República, governadores e prefeitos de promoverem aumento de despesas com pessoal que tenham início após o fim de seus respectivos mandatos.

O segundo item da pauta também pode ser votado no decorrer da semana. O PLS 204/2016 – Complementar permite à administração pública vender para o setor privado os direitos sobre créditos de qualquer natureza. A permissão vale para todos os entes da Federação e busca aumentar a arrecadação da União, dos estados e dos municípios.

Os senadores também devem votar, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 31/2016), que prorroga até 2023 a Desvinculação de Receitas da União (DRU) e cria mecanismo semelhante para estados, Distrito Federal e municípios. A proposta permite ao governo realocar livremente 30% das receitas obtidas com taxas, contribuições sociais e de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide), que hoje são destinadas, por determinação constitucional ou legal, a órgãos, fundos e despesas específicos.

Julgamento final do impeachment
Na quinta-feira (25), às 9h, terá início o julgamento final do impeachment de Dilma no Senado. As sessões serão presididas pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, e está previsto para durar pelo menos até o dia 30 de agosto, sendo paralisado no final de semana. Os dois primeiros dias serão dedicados à apresentação de questões de ordem e à oitiva das oito testemunhas arroladas. A acusação, que abriu mão de quatro nomes, vai apresentar apenas duas testemunhas, enquanto a defesa manteve as seis a que tem direito. Na segunda-feira (29), deve ser a vez da própria presidente afastada fazer sua defesa no plenário. Para conferir mais detalhes do rito do julgamento, clique aqui.

Jackson Hole
Desde 1978, o Federal Reserve de Kansas City sedia o simpósio política econômica anual em Jackson Hole. O evento foi criado como um fórum de bancos centrais, especialistas e acadêmicos, que se reúnem para discutir não necessariamente o cenário atual, mas suas visões sobre o futuro da economia e outras questões essenciais. No início do evento, na sexta-feira (26), Janet Yellen irá falar e poderá dar alguma novidade para o mercado sobre o que ela espera da política do Fed em relação aos juros nos EUA.

Para ver a agenda completa da semana que vem, clique aqui.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.