“É a maior bolha de bonds da história”, diz bilionário Paul Singer

Para um dos maiores gestores de hedge funds de Wall Street, o mercado está prestes a sofrer um grande colapso

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O cenário econômico global não está fácil, e a política adotada pelos bancos centrais ao redor do mundo pode estar levando a situação para um ambiente ainda mais obscuro. Em resumo, esta é a visão de Paul Singer, um dos maiores gestores de hedge funds de Wall Street, que alerta: é a “maior bolha de bonds” da história.

O resultado da medidas implementadas pelos banco centrais, como a compra de títulos corporativos e governamentais, tem sido preocupante. As autoridades têm feito de tudo para conseguir alavancar suas economias ainda vacilantes e acabar com um período de baixa inflação.

Como resultado, os rendimentos dos trilhões em títulos ao redor do mundo têm sido derrubados para o campo negativo, enquanto os bancos centrais compram dívidas e outros títulos em uma tentativa de reduzir os custos de empréstimos, empurrando para os investidores ativos mais arriscados como forma de estimular o crescimento econômico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em uma recente carta para clientes, Singer, do hedge fund Elliott Management Corporation, mostrou que seu fundo de US$ 28 bilhões acumulam ganhos de cerca de 6% até julho, o que se mostra um ótimo resultado dado que os principais fundos têm tido trabalho para entregar resultados consistentes. De acordo com dados da Hedge Fund Research, os hedge funds acumulam em média alta de 3% no ano até julho.

Singer diz a bolha de títulos poderia se provar financeiramente fatal para os investidores, que foram forçados a rumar para investimentos que considerem mais seguros. O gestor adverte que “o colapso final (ou série de colapsos) deste ambiente provavelmente será surpreendente, súbito, intenso, e grande”. O medo é que uma súbita mudança nas taxas, em um mercado bastante inchado, poderia deixar os investidores com grandes perdas.

Um relatório publicado pela Fitch no início do mês mostra que alguns dos US$ 11,5 trilhões em dívida pública estão tendo rendimentos negativos. O título de 10 anos do Tesouro americano tinha perdas de 1,53% na última quinta-feira (18), enquanto o principal bond alemão rendia 0,08% negativos.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.