Assustou mas nem tanto; a reação da Bolsa ao Fomc em imagem

Mercado acaba melhor do que começou com interpretações conflitantes sobre o Fed

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado sempre fica nervoso depois de uma decisão de política monetária do Fomc (Federal Open Market Committee), mas nesta quarta-feira (27), o Ibovespa e o dólar ficaram especialmente voláteis com o comunicado “neutro” do comitê de mercado aberto dos Estados Unidos. No início, a reação da Bolsa foi zerar ganhos e a do dólar foi disparar, com alguns analistas vendo na expressão empregada no comunicado “redução dos riscos de curto prazo”, uma sinalização de que o Fed estaria deixando em aberto a possibilidade de uma alta de juros em setembro. 

No entanto, a Bolsa voltou a subir e o dólar foi à mínima do dia com os investidores mudando a interpretação desse fato. Segundo Jason Vieira, economista da Infinity Asset, a expressão “redução dos riscos de curto prazo” tem a ver com o cenário internacional, que realmente apresenta riscos menores no horizonte passada a turbulência do “Brexit”. “Como a presidente de um banco central, a [Janet] Yellen não poderia deixar de citar essa redução de riscos, mas não é só isso que o Fed olha e enquanto houver só um membro do comitê falando em aumento das taxas não dá para acreditar em uma elevação em setembro”, explica.  

Melhor do que qualquer explicação, o gráfico do Ibovespa pós-Fed explica bem o que ocorreu com o mercado. Confira: 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.