Os 5 eventos que vão agitar o mercado nesta semana

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta segunda-feira

Equipe InfoMoney

(Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou a semana passada com alta de 1,74%, impulsionado principalmente pelo relatório de emprego melhor que o esperado nos Estados Unidos, que ao mesmo tempo em que diminuiu as preocupações com a economia norte-americana, não aumentou as expectativas de alta de juros do Federal Reserve, já que veio junto com uma revisão para baixo do número de vagas criadas em maio. Nos próximos dias, indicadores roubam a cena, com pouco movimento no Congresso. Vale a pena ter especial atenção para a série de dados da China que serão divulgados na quinta-feira (14). 

1. Livro Bege (EUA)
O Beige Book (Livro Bege) é um relatório sobre a atualidade econômica norte-americana, publicado pelo Federal Reserve. O documento é mais um dos diversos itens avaliados pelo mercado para tentar antecipar a estratégia da autoridade em relação à alta de juros nos EUA. O Beige Book reúne o material, que é dividido por regiões e setores da economia. Apesar de não expressar a opinião do Fed, o documento é importante, pois fornece informações sobre a atividade econômica regional.

2. Reunião do Banco Central da Inglaterra (BoE)
A reunião da autoridade para definir sua política monetária ganha mais atenção após o referendo do Reino Unido para sair da União Europeia. Porém, segundo o economista da Austin Rating, Alex Agostini, não deve marcar nenhuma novidade já que ainda há muita indefinição sobre o futuro da região e este não seria um bom momento para que o BoE agite ainda mais o mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central)
Divulgado mensalmente pelo Banco Central, o índice constitui-se em um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. O mercado costuma considerar este indicador como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). A expectativa compilada pela LCA Consultores é que o IBC-Br registre alta de 0,1%, contra um resultado de 0,03% no mês anterior.

4. Dados na China
Na noite de quinta-feira (14) serão divulgados três importantes indicadores na China e que podem ter grande impacto no mercado brasileiro: PIB, Vendas do Varejo e Produção Industrial. Segundo Agostini, apesar de ter ficado um pouco em segundo plano nos últimos dias, a China é bastante importante para o Brasil porque seus dados impactam preços de commodities e as projeções globais, o que acaba tendo impacto imediato no nosso mercado.

5. Swap cambial (Brasil)
Nesta segunda-feira, o Banco Central ofertará 10.000 contratos de swap cambial reverso em leilão das 9h30 (horário de Brasília) às 9h40 com o resultado sendo divulgado às 9h50.  

Continua depois da publicidade

Agenda InfoMoneyTV para segunda-feira: