Seguro-calote do Brasil está na mínima do ano; mas isso não significa que a crise acabou

É preciso de muita calma antes de acreditar que todo o cenário negativo do Brasil foi revertido

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo com todos os indicadores ruins, alguns investidores podem ter se animado com o Brasil ao ver a queda forte sofrida por indicadores de percepção de risco do País como o juro externo dos títulos soberanos e os CDS (Credit Default Swaps), que funcionam como seguros contra a possibilidade de calote de um determinado título. No entanto, economistas alertam que o sinal é positivo, mas pode estar sendo superestimado por quem acha que é hora de sair comprando Brasil. 

Começando pelo juro externo do Brasil em dólar e com vencimento em 10 anos, a queda abaixo de 5% nesta quinta-feira (30), atingindo 4,91% é bem-vinda, mas tem outro fator importante por trás que é justamente a forte desvalorização do dólar. “O câmbio interfere no resultado porque indicadores cotados em dólar não contam só a história do fluxo de capitais positivo, como também do contexto internacional de queda do dólar”, afirma o economista da Infinity Asset, Jason Vieira

Para entender como isso distorce o resultado do indicador, é preciso lembrar que a apreciação recente do real não se deu apenas devido a fatores internos. As moedas de países emergentes em geral se valorizaram nos últimos tempos com a perspectiva de que os Estados Unidos não elevem as suas taxas de juros tão cedo e também com as especulações de que os bancos centrais do mundo todo entrarão em um ciclo de redução de taxas e estímulos à liquidez para fazer frente à volatilidade nos mercados resultante da saída do Reino Unido da União Europeia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Muito da queda do dólar depende de fatores externos que são totalmente alheios à realidade brasileira, como fica claro pela alta de todas as moedas emergentes em relação ao dólar”, diz o economista da Infinity.

E o câmbio não é só um fator a se levar em conta nos juros, ele também é usado para o cálculo do CDS brasileiro. Por mais que esses ativos tenham despencado de 500 pontos-base no começo do ano para 320,75 pontos-base hoje, boa parte desse movimento se deveu à melhora do desempenho do real em relação ao dólar. “O Embi+ é mais confiável do que o CDS como medida de risco porque não tem essa interferência do câmbio”, afirma Vieira.