Minério de ferro sobe mais de 3%; confira os 5 assuntos que agitam esse pregão

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta quinta

Lara Rizério

(Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa teve alta na última quarta-feira (29) impulsionado pela recuperação global posterior à saída do Reino Unido da União Europeia. Recuperação esta que se deve principalmente às especulações de que os bancos centrais do mundo todo irão realizar relaxamentos monetários para fazer frente à volatilidade gerada pelo “Brexit”. Nesta quinta-feira (30), o mercado ficará de olho em uma série de importantes indicadores. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
Após dois dias de intenso rali, as bolsas mundiais registram um dia “mais tranquilo”, registrando leves altas. Os principais índices têm pouca variação nesta quinta-feira com os investidores realizando lucros após o movimento de recuperação desta semana das fortes vendas provocadas pela decisão do Brexit, com o Reino Unido optando por deixar a União Europeia. A alta dos últimos dois dias ocorreu em meio às sinalizações dos Bancos Centrais pelo mundo de que realizariam políticas para conter os danos causados pelo Brexit; agora, o mercado aumenta a aposta que o Federal Reserve, autoridade monetária norte-americana, eleve os juros somente em 2018.
Às 08h10 (horário de Brasília), estes eram os desempenhos dos principais índices:
Nikkei (Japão): +0,06% (fechado)
Hang Seng (Hong Kong): +1,75% (fechado)
Xangai (China): -0,07% (fechado)
DAX (Alemanha): +0,21%
FTSE (Inglaterra): +0,25%
CAC 40 (Alemanha): +0,67%
Petróleo (Brent): -1,09% a US$ 50,76
Minério de ferro (Qingdao): +3,28% a US$ 55,66

2. Dados da China
A lista de indicadores importantes desta quinta traz o Purchasing Managers Index da indústria e de serviços da China. Os dados de junho serão apresentados na quinta-feira, às 22h00. Em abril, o PMI da indústria ficou em 50,1 pontos e o de serviços bateu 53,1 pontos. Vale lembrar que resultados superiores a 50 pontos indicam aceleração, ao passo que números mais baixo refletem contração.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Reunião do CMN 
O CMN (Conselho Monetário Nacional) se reunirá a partir das 15h (horário de Brasília) e deve trazer definições como a meta de inflação para 2018 e a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Os economistas estão divididos sobre qual poderia ser a melhor decisão sobre a meta de inflação para 2018 — manter os 4,5% que têm vigorado de 2005 a 2017 ou reduzir – enquanto percebem aumento de probabilidade de redução desde que o presidente do Banco Central Ilan Goldfajn firmou compromisso com convergência da inflação à meta em 2017. 

4. Entrevista de Dilma
Em entrevista concedia ao jornalista Kennedy Alencar, do canal SBT, a presidente afastada Dilma Rousseff destacou a “ameaça” que é Eduardo Cunha, presidente afastado da Câmara dos Deputados, e ressaltou que se for deposta de forma definitiva, irá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), questionando o mérito do julgamento. Na conversa, a petista afirmou que Cunha é uma ameaça “integral” e “em todos os sentidos” ao presidente interino Michel Temer. Ela criticou o encontro entre os dois ocorrido no domingo à noite no Palácio do Jaburu. “Pecado original tem nome, se chama Eduardo Cunha”, afirmou Dilma na entrevista. A presidente afastada disse ainda que teria votos hoje para derrotar a aprovação do impeachment e que o primeiro passo é tentar barrar sua saída definitiva no Senado, mas que, caso perca, irá recorrer ao STF para fazer um questionamento de mérito, ou seja, se cometeu ou não crime de responsabilidade.

5. PIB do Reino Unido
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% no primeiro trimestre do ano ante o quarto trimestre de 2015 e avançou 2% na comparação anual, segundo revisão publicada hoje pelo Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Os dados, que vieram em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, confirmam estimativas preliminares divulgadas no fim de maio.

Continua depois da publicidade

Agenda InfoMoneyTV para quinta-feira:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.