Bolsas mundiais seguem tensão em 2º dia de reação ao Brexit; libra tem nova baixa

As bolsas europeias seguem em baixa, em ritmo mais moderado, mas a volatilidade permanece, enquanto os yields dos títulos soberanos caem; japonês Nikkei se recupera

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma sexta-feira tensa nos mercados com a notícia do Brexit, com a população do Reino Unido votando para a saída da União Europeia, a segunda-feira promete ser nervosa para os mercados mundiais novamente. 

A libra mantém queda no 2º dia de reação ao Brexit, com baixa de 3,34% ante o dólar, enquanto o dólar tem alta mais discreta contra moedas de emergentes. As bolsas europeias seguem em baixa, em ritmo mais moderado, mas a volatilidade permanece, enquanto os yields dos títulos soberanos caem. Na Europa, o alemão DAX cai 1,61%, o britânico FTSE tem baixa de 1,25% e o francês CAC 40 tem baixa de 1,48%. Já na Ásia, o japonês Nikkei liderou os ganhos após a derrocada da última sessão e fechou em alta de 2,39%, enquanto o Hang Seng caiu 0,16% e Xangai subiu 1,44%. 

A agenda desta segunda destaca encontros de Bancos Centrais em Portugal, de líderes
europeus em Berlim e fala de David Cameron no parlamento britânico às 8h (horário de Brasília) no parlamento britânico. Em sua primeira aparição pública desde a vitória do Brexit, o ministro das Finanças britânico, George Osborne, afirmou que o voto do Reino Unido para deixar a União Europeia deve levar a mais volatilidade nos mercados financeiro mas disse que a quinta maior economia do mundo vai lidar com os desafios à frente. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No Reino Unido, as turbulências políticas atingem partidos trabalhista e conservador, enquanto Escócia tenta bloquear Brexit e considera retomar processo de independência. Angela Merkel, Francois Hollande e Mateo Renzi reúnem-se em Berlim; secretário John Kerry dos EUA vai a Bruxelas e Londres.  

Na Espanha, o mercado também ficou de olho na política: o primeiro-ministro interino Mariano Rajoy disse que espera formar um governo de coalizão dentro de um mês, após o resultado das eleições do fim de semana nas quais seu partido conservador conquistou a maioria das cadeiras, mas não conseguiu maioria absoluta.

(Com Bloomberg)

Continua depois da publicidade

Agenda InfoMoneyTV:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.