Megainvestidor George Soros volta a operar de olho em turbulência que está por vir

Bilionário começou posições vendidas para proteger seu patrimônio do que acredita ser uma forte turbulência que virá de China e Europa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O megainvestidor bilionário George Soros voltou a operar no mercado financeiro após um longo hiato, de acordo com notícia do Wall Street Journal. E o que o tirou da vida de filantropo é uma oportunidade de lucro única baseada no que ele vê como problemas que impactarão o mercado em breve.

Estes problemas estão em larga medida relacionados a questões na China e na Europa. “A China continua a sofrer de uma fuga de capital e está perdendo as suas reservas em moeda estrangeira enquanto outros países asiáticos vêm acumulando moeda internacional”, disse o megainvestidor, que ainda falou sobre conflitos internos na liderança política do PCC (Partido Comunista Chinês), levando a preocupações sobre a instabilidade política da segunda maior economia do mundo. 

Sobre a Europa, ele disse estar bastante preocupado com a possibilidade da União Europeia entrar em colapso por conta da crise migratória e das possíveis saídas da Grécia e do Reino Unido do bloco. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Preparado para enfrentar este suposto terremoto, o bilionário começou uma série de posições vendidas. A Soros Fund Management, que administra US$ 30 bilhões para o megainvestidor e sua família, vendeu ações e comprou ouro e participações em mineradoras auríferas, lembrando que o “vil metal” é considerado um dos portos seguros do mercado, para onde o capital dos investidores vai em momentos de muita tensão econômica ou geopolítica. 

“No passado, alguns executivos seniores comentaram como o bilionário às vezes se inseria nas operações da firma, geralmente quando o fundo sofria perdas […] Mas em anos recentes, ele não investiu muito por si mesmo. Isso mudou mais cedo este ano quando Soros começou a passar mais tempo no seu escritório fazendo trades”, diz a reportagem do jornal norte-americano. 

Soros ficou famoso em 1992 quando apostou contra a libra inglesa, em uma operação que lhe rendeu um lucro de US$ 1 bilhão.