Seguindo o pai? Filho de Eike, Thor Batista recebe autorização para realizar pesquisa mineral

Vale ressaltar que não é de hoje que Thor está envolvido nos negócios, principalmente ligados a área do pai, que começou sua carreira justamente no setor de mineração

Lara Rizério

(Bloomberg) – O filho primogênito do ex-bilionário Eike Batista, Thor de Oliveira Fuhrken Batista, dá sinais de que está seguindo mesmo os passos do seu pai. De acordo com publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (3), Thor recebeu quatro alvarás de pesquisa pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) para pesquisa na área. O documento não detalha dados da área pesquisada.

Vale ressaltar que não é de hoje que Thor está envolvido nos negócios, principalmente ligados a área do pai, que começou sua carreira justamente no setor de mineração. Em 2012, o filho de Eike foi eleito diretor da EBX Brasil. No mesmo ano, Thor veio a público através da rede social Twitter defender o pai, que estava sendo alvo de várias críticas em meio à derrocada de seu império. “Um recado para quem está vendido em OGX Petróleo (OGXP3): vocês estão errados, nunca shorteie uma companhia X. O petróleo está sendo extraído e o time é muito bom”.

Atualmente, a empresa de petróleo está em recuperação judicial e a ação é negociada na casa das R$ 5,00, mas por conta de um recente grupamento de ações de 100 para 1. O grupo EBX também conta com uma empresa de mineração, a MMX Mineração (MMXM3), que também está em recuperação judicial. 

Eike Batista já foi considerado o homem mais rico do Brasil sendo que, em 2013, acabou vendo seu império cair em meio a projetos que não deram certo e por poços “secos” na área de petróleo. Aliás, em entrevistas em que comentava a sua derrocada, Eike afirmou que foi enganado por executivos do setor de petróleo que fizeram parte de seu grupo, destacando que a sua especialidade era mineração. Filho do ex-presidente da Vale Eliezer Batista, Eike começou a sua carreira na área nos anos 1980, passando a se dedicar ao comércio de ouro e diamantes na Amazônia após estudar na Alemanha. A partir deste negócio, começou a dar os primeiros passos para alcançar a sua fortuna de até US$ 12,4 bilhões, antes de sua derrocada em 2012. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.