“Novela” sobre possível mudança na Vale continua; Eletrobras negocia acordo com Petrobras e mais

Confira os destaques do noticiário corporativo desta sexta-feira (3)

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A sexta-feira é movimentada no noticiário corporativo, com novas especulações sobre a Vale, possível nova sociedade na Renova e mais notícias. Veja os destaques desta sexta (3):

Vale
A “novela” sobre uma possível mudança no comando da Vale (VALE3;VALE5) segue no noticiário. Segundo a Folha de S. Paulo, chamado para uma conversa com o presidente interino Michel Temer em 21 de maio, Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, expôs o sentimento do banco e de outros controladores da mineradora: uma troca repercutiria mal em Wall Street.  Sócios defendem que Ferreira conclua o mandato (2017) e lamentam que o PMDB tenha poder de mexer em uma empresa do porte da Vale. De acordo com a Folha, o governo planeja trocar o comando da Vale apenas a votação do impeachment. 

Murilo Ferreira, presidente da Vale, está enfrentando o maior colapso do mercado de commodities de uma geração e o pior desastre ambiental do Brasil de todos os tempos. Mas sua maior ameaça pode ser política. Alguns membros do PMDB querem pressionar o governo para trocar Ferreira por ligações com a presidente afastada Dilma Rousseff, destacou a Bloomberg, citando duas pessoas com conhecimento do assunto. Os ex-diretores da Vale, José Carlos Martins e Tito Martins estão sendo cotados para substituir Ferreira, de acordo com outras duas pessoas

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Carla Grasso, que trabalhou na empresa até 2011 e agora está no FMI, também é candidata à vaga, disse uma das pessoas à agência de notícias.

Eletrobras
A Eletrobras (ELET3ELET6) informou que apresentou na quinta-feira, 2, um “Request for Review” junto à Bolsa de Nova York (NYSE), com os temas que pretende contemplar no recurso a ser apresentado no âmbito do processo de deslistagem dos American Deposit Shares (ADS) emitidos pela companhia. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal informa que a Nyse agendará data para apresentação do recurso propriamente dito.

As negociações dos papéis da estatal foram suspensos pela bolsa americana no último dia 18, porque a empresa não entregou o Formulário 20-F relativo às demonstrações contábeis de 2014, como exige a agência reguladora do mercado financeiro dos Estados Unidos, a SEC. A dificuldade de a companhia concluir o arquivamento do 20-F, referente aos anos de 2014 e 2015, está relacionada ao fato de que a estatal ainda está realizando investigações internas sobre irregularidades em contratos feitos pelas empresas que compõem o grupo.

Continua depois da publicidade

Essas investigações foram iniciadas depois da citação da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, em denúncias relacionadas à operação Lava Jato. Depois, foram ampliadas na medida em que outras empresas estavam sendo envolvidas, conforme as fases da Lava Jato foram avançando. Sem a conclusão da investigação, auditores externos – a KPMG, neste caso – se recusam a assinar um balanço sem ressalvas. E a SEC não aceita um 20-F com ressalvas.

Além disso, a Eletrobras e a Petrobras (PETR3;PETR4) discutem acordo de confissão de uma dívida de R$ 5,449 bilhões que as distribuidoras da elétrica têm com a petroleira e com a BR Distribuidora referente ao fornecimento de gás e óleo combustível entre dezembro de 2014 e abril de 2016, informa o jornal Valor Econômico. 

Usiminas
O pedido da Nippon Steel para bloquear indicação de novos executivos para a Usiminas (USIM5), incluindo o presidente Sergio Leite de Andrade, foi negado por um tribunal de Minas Gerais, segundo 2 pessoas com conhecimento do assunto ouvidas pela Bloomberg. 

A Nippon disse no mês passado que a indicação dos executivos havia sido feita sem seu prévio consentimento, o que violaria o acordo de acionistas. Nippon e Ternium são co-controladores da Usiminas

Além disso, informa o jornal Valor Econômico, a Prefeitura de Cubatão, na Baixada Santista, trabalha para reativar a siderúrgica da Usiminas, cujo encerramento da produção do aço, no início do ano, gerou uma das maiores crises na região. 

Restoque
Em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Restoque (LLIS3) e a Inbrands confirmam a assinatura de um memorando de entendimento entre as duas. De acordo com o documento, o objetivo é a combinação de 100% da operação das empresas.

As empresas devem trabalhar nas próximas semanas em “due diligence” recíproco, diz o comunicado, que explica ainda que a companhia resultante considerará oferta pública de ações para captar recursos, com ancoragem dos principais acionistas.

Segundo o Bradesco BBI, por si só, o negócio não parece melhorar muitos as coisas para ambas empresas e vê potencial diluição. Há uma “boa relação risco/prêmio somente se Inbrands vier com grande desconto”, destaca o banco. 

Energisa
A Energisa (ENGI4) pediu à CVM autorização para fazer uma oferta de units, que serão representadas, cada uma, por uma ação ordinária e quatro preferenciais, segundo informou a companhia em fato relevante.

A empresa pretende fazer a oferta pública de distribuição primária de determinada quantidade de units lastreadas em ações ONs e PNs. Segundo o comunicado, os coordenadores são o Citigroup Global Markets Brasil, Bradesco BBI, Bank of America Merrill Lynch, Banco Múltiplo e BTG Pactual. O preço das units será decidido após bookbuilding.

Atom
A Atom (ATOM3) ressaltou em comunicado ao mercado que realizará nesta sexta-feira (3) um grupamento de suas ações na proporção de 5 para 1. A diretora de Relações com Investidores, Ana Carolina Paifer, comentou ainda sobre um suposto pedido de recuperação judicial da companhia.

Segundo ele, não foi recebido ainda o documento oficial, “mas adiantamos que nossa equipe já está trabalhando na contestação e que entendemos que infelizmente houve um equívoco no processo”. “Estamos tomando todas as providências para que seja corrigido este equívoco, uma vez que a Companhia não pertence ao antigo controlador e a mesma não possui ativos que poderiam ajudar aos credores da antiga controladora. Assim que a companhia for notificada oficialmente, novos comunicados com atualizações serão publicados”, afirmou.

Daycoval
O Banco Daycoval (DAYC4) comunicou que o Colegiado da CVM aprovou prosseguimento de OPA (Oferta Pública de Aquisição) da companhia.

 Marfrig
Após emitir US$ 750 milhões em títulos na última semana, a Marfrig (MRFG3) não deve fazer outras operações do gênero no exterior este ano, indicou o vice-presidente de finanças e relações com investidores da empresa, Eduardo Miron, ao jornal Valor Econômico. “Não esperamos uma nova emissão de bonds para este ano”, afirmou ele, por e-mail, ao jornal. 

Minerva
A Minerva (BEEF3) teve perspectiva alterada de positiva a estável por Moody’s, que manteve o rating B1 da companhia.

Renova
A Renova (RNEW11) pode ter novo sócio no bloco de controle em três meses, disse a Reuters. O novo sócio entraria injetando recursos em um aumento de capital que provavelmente não seria acompanhado pelos demais acionistas. O aporte seria utilizado para concluir a construção de um complexo eólico na Bahia e reduzir dívidas.

(Com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.