Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta terça-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta terça

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou estável na última segunda-feira (30), um dia de volume baixíssimo causado pelo feriado nos Estados Unidos e em Londres. Esta terça-feira (31), será dia de olhar para o Congresso, principalmente para o Conselho de Ética, que apresentará parecer sobre a cassação de Eduardo Cunha, mas também não se devem esquecer os importantes indicadores que saem hoje, como a Pnad, do IBGE. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
Os índices acionários chineses tiveram seu maior ganho diário em três meses nesta terça-feira, fechando na máxima de três semanas, com as ações financeiras liderando a alta generalizada e investidores apostando que a MSCI vai incluir ações continentais ao seu índice pela primeira vez. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen e o índice de Xangai avançaram 3,35% e 3,32%, respectivamente. “Os investidores estão apostando agora que as ações chinesas serão incluídas no índice MSCI Emerging Market”, disse o chefe de operações acionárias do Shanshan Finance, Wu Kan. No restante do continente, as ações se recuperaram de um início de sessão vacilante. Às 7:46 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,41%, mas estava a caminho de encerrar o mês com perdas de quase 2%, com preocupações sobre um aumento dos juros nos Estados Unidos e dados decepcionantes da China. O índice Nikkei do Japão devolveu as perdas de mais cedo e encerrou o dia com alta de 1%, ampliando o ganho de 1,4% da sessão anterior. Em maio, o índice acumulou ganho de 3,4% graças às repercussões do iene mais fraco. Já na Europa, o dia é de leve queda, com o DAX em baixa de 0,35%, o FTSE em queda de 0,12% após feriado na véspera e o CAC 40 caindo 0,40% de olho no Federal Reserve e no BCE (Banco Central Europeu): em destaque no noticiário econômico, a taxa de desemprego na zona do euro permaneceu em 10,2% em abril, enquanto o CPI preliminar da zona do euro teve baixa de 0,1% em maio. 

2. Parecer sobre Cunha
O parecer que pode apontar o futuro do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será entregue ao Conselho de Ética da Casa, às 11h (horário de Brasília) desta terça. Quase seis meses depois do início das investigações pelo colegiado, o relator do caso, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), concluiu o relatório, que deve ser lido ainda nesta semana, mas só deve ser votado no próximo dia 9.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Rebalanceamento do MSCI
O índice de ações MSCI (Morgan Stanley Capital International) Brazil terá um rebalanceamento na quarta-feira, onde serão retirados os papéis da Estácio (ESTC3) e B2W (BTOW3), enquanto AES Tietê (TIET11) será incluída. O MSCI realiza índices para acompanhar o desempenho das principais bolsas internacionais. E esses índices são utilizados como referência para diversos fundos passivos de investimento ao redor do mundo. Como o fundo passivo tem o objetivo entregar uma rentabilidade igual ao desempenho de um índice, a cada rebalanceamento, eles têm de se livrar das ações que saíram e comprar as que entraram. Esse é o motivo pelo qual as ações que são incluídas geralmente respondem com valorização – e as excluídas em suma apresentam queda.

4. Pnad Contínua
Hoje também sai a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). A pesquisa produz informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e suas características, tais como idade, sexo e nível de instrução. O principal dado que o indicador trará é o desemprego referente a abril. As expectativas dos economistas da LCA são de que haja um avanço para 10,98% na taxa. A Pnad Contínua investiga 211.344 domicílios particulares permanentes em aproximadamente 16.000 setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios.

5. Resultado fiscal
Após o resultado primário do governo central – entidade formada por Banco Central, Previdência e Tesouro Nacional – mostrar superávit de R$ 9,751 bilhões em abril, os investidores olham hoje para o resultado consolidado das contas públicas para o mesmo mes. Este dado, que sai às 10h30, deve mostrar um superávit de R$ 1,9 bilhão, de acordo com a mediana das expectativas da Bloomberg. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.