Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Dia volátil? Entenda os riscos de investir quando tem feriado nos EUA

Baixa liquidez é sintoma de pouca gente se posicionando, e isso pode assustar os desavisados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O investidor brasileiro pode se sentir um pouco só na Bolsa hoje, e não sem razão. Esta segunda-feira (30) é feriado nos Estados Unidos e em Londres, de modo que dois dos maiores mercados acionários do planeta estão sem negociação. O que isso significa para quem investe aqui no Brasil? 

Para entender, precisamos recorrer ao balanço de operações da BM&FBovespa, que divulga mensalmente a participação de cada tipo de investidor nas negociações. Em abril, os estrangeiros foram responsáveis por 51,74% de todas as operações realizadas na Bovespa. O resultado disso é que se torna visível aqui como a liquidez é menor em dia de feriado nos EUA. 

“Sem dúvida nenhuma, um dos geradores de liquidez são os robôs de arbitragem”, diz o diretor da mesa de trade da Mirae Asset Wealth Management, Pablo Spyer. Os “robôs” aos quais ele se refere são os HFTs ou High Frequency Traders norte-americanos, que são programas que enviam milhares de ordens automáticas de compra e venda ao longo de um pregão buscando se aproveitar de oportunidades de arbitragem (ganho por algum tipo de desequilíbrio) que aparecem em microssegundos.

Continua depois da publicidade

Em um dia de feriado, as bolsas nos EUA estão fechadas e esses “robôs” estão de folga, o que explica parte da baixa liquidez, mas não é só isso. Spyer também lembra que com os monitores de traders americanos e ingleses desligados, os investidores brasileiros ficam com medo de se posicionar e serem obrigados a zerar amanhã dependendo de como abrirem essas bolsas internacionais. “Você diminui os volumes com o medo de que os americanos mudem muito o mercado no dia seguinte”, explica.

Contribui para esse momento de cautela, a situação macroeconômica dos EUA. Na sexta, as bolsas no mundo todo caíram depois da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, dizer que a autoridade monetária deve elevar os juros nas próximas reuniões. “Como podem vir notícias que mudam todo o cenário dependendo das falas do Fed, aumenta a cautela sim”, avalia o diretor da Mirae.

O reflexo de toda essa cautela e da redução brutal no número de players se posicionando hoje é que muita volatilidade pode ser vista nas cotações dos ativos. Isso ocorre porque qualquer ordem mais expressiva de compra ou de venda pode jogar os preços de uma ação para cima ou para baixo, assustando quem olha de fora. Então não se assuste com movimentos bruscos. Amanhã tudo volta ao normal.