Mercado opera sem direção entre pessimismo com novo escândalo e correção lá fora

Pré-market não encontra um caminho definido com os investidores cautelosos em meio a novas gravações de Sérgio Machado explodindo sobre o governo Temer

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro abre estável nesta segunda-feira (30), dia de feriado nos Estados Unidos e em Londres o que reduz a liquidez do mercado. O lado positivo do cenário macro é a correção nas bolsas mundiais depois das quedas por conta de expectativas de que o Federal Reserve eleve os juros nas próximas reuniões. Já por aqui, o governo Temer enfrenta mais uma crise com as novas gravações de Sérgio Machado mostrando Fabiano Silveira orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a omitir argumentos à Procuradoria-Geral da República no processo que investiga propina de R$ 800 mil em uma licitação da Transpetro. 

Às 9h23 (horário de Brasília), o contrato futuro do índice para junho tinha leve alta de 0,16%, a 49.510 pontos. Já o dólar futuro para o mesmo mês tinha leve queda de 0,04% a R$ 3,604. No mercado de juros futuros, o DI para janeiro de 2017 tem leve alta de 1 ponto-base a 13,67%, ao passo que o DI para janeiro de 2021 opera estável a 12,92%. 

Relatório Focus
Também tinha algum peso por aqui o Relatório Focus, com a mediana das projeções de diversos economistas, casas de análise e instituições financeiras para os principais indicadores macroeconômicos. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2016 subiu de -3,83% para -3,81%, sendo elevada também para 2017 de um avanço de 0,50% para 0,55%. Já no caso do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é o medidor oficial de inflação utilizado pelo governo, as projeções são de que haja um avanço de 7,06% este ano, contra 7,04% projetados anteriormente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A projeção da Selic aumentou 12,75% para 12,88% esta semana. Para 2017, as expectativas são de que a Selic chegue a 11,25%, contra 11,38% na semana anterior.

Nova sinalização do Fed
O presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, disse nesta segunda-feira que não gostaria de se pronunciar agora sobre a possibilidade de aumentar a taxa de juros básicos e que gostaria de esperar por mais indicadores econômicos antes de tomar uma decisão no próximo mês.

“Sobre um aumento da taxa em junho ou julho, eu preferiria não opinar agora”, disse Bullard, em entrevista coletiva à margem de um fórum do Banco da Coreia do Sul em Seul. Bullard, membro votante nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, disse que quer ter em conta os dados disponíveis após o fim do primeiro trimestre, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA.

Continua depois da publicidade

Bullard descreveu o cenário mais recente de crescimento como “encorajador”, mas “ainda fraco”. O PIB dos EUA se expandiu a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 0,8% nos primeiros três meses de 2016, a partir de uma estimativa inicial de crescimento de 0,5%, informou o Departamento de Comércio na sexta-feira. O ritmo mais rápido do que o esperado de crescimento, no entanto, ainda representa uma deterioração do crescimento no quarto trimestre de 1,4%.

Cenário externo
Na Europa, o dia é de leve alta, com o DAX em alta de 0,26% e o CAC 40 tendo alta de 0,06%, com os investidores também digerindo os comentários de Yellen da última sexta-feira. Já o londrino FTSE 100 está fechado por conta de um feriado.

Entre os dados europeus, a economia francesa cresceu 0,6% no primeiro trimestre, a um ritmo mais forte do que o esperado, devido a uma alta nos gastos do consumidor e a uma retomada no investimento empresarial. A expectativa em pesquisa da Reuters junto a 15 analistas era de que o Produto Interno Bruto mantivesse o ritmo de expansão de 0,5% que o instituto INSEE havia inicialmente divulgado em sua estimativa preliminar. Com o dado revisado, esta foi apenas a segunda vez em três anos que o crescimento ficou acima de 0,5% na França.

Já as bolsas chinesas fecharam em leve alta nesta segunda-feira, com muitos investidores mantendo-se afastados em meio às incertezas sobre a perspectiva da política monetária, mesmo com a economia fracassando em mostrar sinais de uma recuperação sustentável. O clima de incerteza fazia os investidores evitarem apostar nos mercados acionários e monetários do país, derrubando os volumes de negócios. Vale ressaltar que o BC chinês anunciou a desvalorização do yuan (a moeda chinesa) para a cotação mais baixa em mais de cinco anos, em relação ao dólar norte-americano, no momento em que se espera uma subida das taxas de juros nos Estados Unidos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,14%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,1%. No restante do continente, o principal índice regional recuava enquanto as ações japonesas avançaram após o dólar atingir novas máximas após a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, sugerir que o banco central dos Estados Unidos vai elevar os juros em breve.

(Com Agência Estado)

O Ibovespa Futuro é um bom termômetro de como será o pregão, mas nem sempre prevê adequadamente movimentos na Bolsa a partir do sino de abertura.