Perspectivas: Congresso votará nova meta e PIB dos EUA definirá o futuro do Fed

Semana terá agenda menor por conta do feriado, mas os dois eventos mais importantes mudarão toda o cenário do mercado

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa completou nesta sexta-feira (20) uma semana de forte queda pressionado pelo rombo fiscal maior do que o calculado anteriormente e pelo aumento das chances de haver um aumento das taxas de juros nos Estados Unidos mais cedo do que o esperado. Nos próximos dias, a votação da nova meta no Congresso deve ficar no radar, bem como alguns importantes indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos. 

Começando pela meta, o economista da Austin Ratings, Alex Agostini, disse que a revisão para os R$ 170,5 bilhões de rombo deve ser aprovada pelo Congresso na semana que vem, apesar do feriado na quinta-feira (26) e das muitas pautas em tramitação. “Levando em consideração o processo do impeachment, em que a oposição, que hoje é situação, teve maioria, a nova meta será aprovada. A despeito do [presidente interino da Câmara dos Deputados] Waldir Maranhão (PP-MA) e do [líder do governo na Câmara] André Moura (PSC-SE), eles vão conseguir”, afirma.

Do contrário, segundo ele, pode-se esperar uma mudança drástica de figura para Bolsa e dólar, porque sem uma nova meta, o governo ficará paralisado. E não só. De acordo com Agostini, isso também geraria uma preocupação adicional, porque mostraria uma força maior do PT na oposição, podendo até levar a expectativas de que a presidente afastada Dilma Rousseff seja reconduzida ao cargo após 180 dias. “O cenário muda totalmente. Abre-se uma nova preocupação”, explica, mas ressalvando que esta é uma hipótese bastante improvável. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no noticiário econômico, o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA deve ser o centro das atenções, principalmente depois das sinalizações recentes do Federal Reserve. “Ele vai consolidar a dinâmica macroeconômica norte-americana, podendo sacramentar a alta de juros em junho ou postergá-la até julho”, diz. Para ele, a taxa de juros será elevada de qualquer jeito nos próximos meses por conta da série de números positivos revelados nas últimas semanas, como vendas no varejo, inflação ao consumidor e dados de moradias. 

A seguir, os destaques da agenda econômica semanal:

Feriado de Corpus Christi
O mercado ficará fechado nesta quinta por conta do feriado de Corpus Christi, mas as bolsas internacionais permanecerão abertas, então será interessante aos investidores ficar de olho nos ADRs (American Depositary Receipts) das principais ações brasileiras. 

Continua depois da publicidade

PIB (EUA)
Na sexta (27) será divulgada a segunda estimativa do PIB dos EUA para o primeiro trimestre de 2016. A expectativa mediana dos economistas é de que a maior economia do mundo cresça 0,9%, ante 0,5% registrados na primeira prévia. O número sai às 09h30. 

Para ver a agenda completa da semana que vem, clique aqui.