Fitch volta a cortar rating do Brasil, de “BB+” para “BB”; perspectiva é negativa

Rebaixamento reflete contração econômica mais profunda do que o esperado, o fracasso do governo para estabilizar as finanças públicas, o impasse legislativo, diz agência

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Após o fechamento do pregão desta quinta-feira (5), a Fitch voltou a rebaixar o Brasil. A agência cortou desta vez o rating do País de “BB+” para “BB”, aprofundando o perfil do País na categoria grau especulativo. A perspectiva foi mantida como negativa. 

Em nota, a agência disse que a revisão reflete a contração econômica mais profunda do que o esperado, o fracasso do governo para estabilizar as finanças públicas, o impasse legislativo e a elevada incerteza política. Segundo a Fitch, esses fatores reduzem a confiança doméstica e prejudicam a governabilidade, assim como a efetividade das políticas públicas. 

A agência de risco calcula que a dívida bruta do Brasil poderá alcançar quase 80% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017. A previsão da Fitch é que a economia brasileira apresente contração de 2,5% em 2016 e 1,2% em 2017.