Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta sexta-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta sexta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa caiu forte na última quinta-feira (5), com o exterior ofuscando totalmente o cenário político em um dia de dados negativos da China e desempenho fraco das bolsas internacionais. Nesta sexta-feira (6), o mercado deve ficar de olho na votação do impeachment na Comissão Especial do Senado e também em uma série de indicadores macroeconômicos aqui e lá fora. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
A maior parte das bolsas asiáticas fechou em leve queda nesta sexta-feira, com os investidores à espera do relatório de emprego dos EUA, ue pode dar sinalizações sobre alta de juros pelo Federal Reserve. O Nikkei fechou em queda de 0,25%, enquanto Xangai caiu 2,82% e o Hang Seng tem queda de 1,66%. As bolsas chinesas tiveram a maior queda em dois meses com baixa das commodities; o petróleo brent tem queda de 0,87%, a US$ 44,62 o barril. O dia também é de baixa para os principais índices europeus, com o FTSE em queda de 0,88%, o DAX em baixa de 0,69% e o CAC 40 tem desvalorização de 1,09%, também de olho nos dados dos EUA. 

2. Votação na Comissão do Impeachment
Nesta sexta, será votada a partir das 10h a admissibilidade do relatório elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), na Comissão do Impeachment do Senado. Será preciso apenas de uma maioria simples entre os 21 parlamentares da comissão para que o processo vá ao plenário do Senado, onde, se aprovado, definirá o afastamento imediato por 180 dias da presidente Dilma Rousseff. O placar do Globo mostra que dentro da Comissão há 15 senadores favoráveis ao impeachment, contra 5 contrários. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Comissão do Impeachment
Aqui no Brasil, terá o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de abril que sai às 9h (horário de Brasília). O dado pode ser importante para balizar as próximas decisões do Copom (Comitê de Política Monetária). Segundo as projeções da LCA Consultores, o índice deve ter um crescimento de 0,52% na comparação mensal, após ter avançado 0,43% em março. O IPCA será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

4. Relatório de emprego dos EUA
Às 9h30 será divulgado pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, o Relatório de Emprego de abril. O número mais relevante do relatório será o de vagas de trabalho criadas, os famosos “nonfarm payrolls”. A expectativa mediana dos economistas é de que o país tenha criado 190 mil novos postos de trabalho no mês passado, contra os 215 mil de março. Já a taxa de desemprego, segundo os economistas, deve se manter em 5%. Para os ganhos por hora trabalhada, as projeções são de avanço de 0,3%, o mesmo registrado em março. 

5. Fitch corta rating do Brasil
Após o fechamento do pregão desta quinta, a Fitch voltou a rebaixar o Brasil. A agência cortou desta vez o rating do País de “BB+” para “BB”, aprofundando o perfil do País na categoria grau especulativo. A perspectiva foi mantida como negativa. Em nota, a agência disse que a revisão reflete a contração econômica mais profunda do que o esperado, o fracasso do governo para estabilizar as finanças públicas, o impasse legislativo e a elevada incerteza política. Segundo a Fitch, esses fatores reduzem a confiança doméstica e prejudicam a governabilidade, assim como a efetividade das políticas públicas. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.